Oliveira de Azeméis avança com 4,6 milhões de euros em obras nas redes de água e saneamento

Oliveira de Azeméis avança com 4,6 milhões de euros em obras nas redes de água e saneamento
Facebook Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
| Norte
Porto Canal/Agências

As redes de água e saneamento de Oliveira de Azeméis vão ser alargadas mediante um investimento de 4,6 milhões de euros, revelou esta segunda-feira essa autarquia do distrito de Aveiro, que assim aumentará 60% as taxas de cobertura.

Incidindo na freguesia de Fajões, a empreitada abrange 3,6 milhões de euros suportados por verbas da Câmara Municipal – cofinanciada em 850.000 euros pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – e um milhão de euros a cargo da empresa Águas do Douro e Paiva.

“A intervenção vem satisfazer uma velha aspiração da população, que finalmente vai poder usufruir de duas importantes infraestruturas básicas para ver aumentada a sua qualidade de vida”, declarou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Joaquim Jorge Ferreira.

Os trabalhos na freguesia com cerca de 2.900 habitantes já estão a decorrer, foram confiados à empresa Lousa Estradas e terão um prazo de execução de 13 meses.

No caso da água, a empreitada prevê a criação de 21 quilómetros de condutas, no que se inclui uma adutora específica para abastecer o novo reservatório da vila. Já no que se refere ao saneamento, a obra permitirá construir mais 14 quilómetros de rede, o que irá servir 2.500 habitantes da freguesia.

Uma vez concluída a intervenção global, Fajões registará um significativo avanço na taxa de cobertura pelas referidas infraestruturas: ao nível da rede de distribuição de água, a freguesia passará de 30% para 93,5% de cobertura; no domínio do saneamento, a atual taxa de 10% subirá para 70%.

Joaquim Jorge Ferreira admitiu que, até abril de 2024, a população local irá ser afetada pelos “habituais constrangimentos” resultantes deste tipo de empreitada, mas adiantou que “as vias afetadas pelas obras serão requalificadas”.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.