Catarina Martins defende que Governo deve estabelecer o preço dos bens essenciais

| Norte
Porto Canal/Agências

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, defendeu esta segunda-feira, em Gondomar, que após definir o cabaz de bens essenciais com IVA zero, o Governo deve estabelecer também o preço a que esses bens podem ser vendidos.

“É preciso que se vá observando esses preços ao longo de um período, porque se não se fizer isso, vai acontecer em Portugal o mesmo que em Espanha: a descida do IVA vai ser incorporada rapidamente nos lucros da grande distribuição”, disse Catarina Martins, que falava junto a um supermercado do grupo Jerónimo Martins.

A coordenadora do BE lembrou que em Espanha “demorou 15 dias para" acabar com a descida dos preços motivada pela redução do IVA.

"Ficaram [a grande distribuição] com tudo num instante”, disse.

“Lembro que, mesmo que desça, descer 6% não compensa os mais de 20%, nalguns produtos até muito mais, que não tem nenhuma explicação. É mesmo preciso controlar preços e atualizar salários”, frisou.

Em seu entender, o que está acontecer com o anúncio do Governo para os bens essenciais é exatamente a mesma coisa que aconteceu com a descida do IVA na eletricidade, ou seja, “ninguém sentiu e os preços continuaram a aumentar".

Para Catarina Martins, trata-se de “uma pequena descida sem grandes garantias e só para uma pequena parte dos bens que, daqui a uns tempos, as pessoas vão ver que não redundou em nada. Porquê? Porque não se controlam margens de lucros, não se controlam os preços de bens essenciais que é fundamental”.

“Lembro que enquanto as pessoas não conseguem fazer as compras porque o salário não chega até ao final do mês, o patrão destes supermercados, por exemplo, ganha num mês o mesmo que quem está na caixa demora 25 anos a ganhar”, referiu.

A líder do BE sublinhou, nesse sentido, que os aumentos dos salários dos trabalhadores não compensam a inflação.

"Estamos mesmo a falar de um assalto a quem trabalha. Só controlando os lucros, as margens, estabelecendo preços para os bens essenciais é que podemos acabar com este verdadeiro assalto aos salários que está a acontecer em Portugal”.

Para Catarina Martins, “as medidas que o Governo agora anunciou, na sua totalidade, não chegam a metade da folga orçamental que tem e, portanto, o Governo não está a fazer o que pode, está aquém do necessário e da disponibilidade do país e com isso a empobrecer quem trabalha.

"A generalidade dos trabalhadores não vê nada com estas medidas, vai continuar a ter um salário que não chega até final do mês”, acrescentou.

“O Governo age sempre tarde e muito pouco, num país em que há um grupo, uma elite privilegiada que continua a engordar os seus lucros e o salário de quem trabalha não chega ao fim do mês. Se as pessoas estão a cortar na alimentação porque não tem salário, como é que a grande distribuição tem cada vez mais lucros?”, questionou.

A aplicação de uma taxa zero de IVA num cabaz de produtos essenciais, anunciada na semana passada pelo Governo, será aplicada entre abril e outubro e terá um custo que o Governo avalia em 410 milhões de euros.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.