Não venceu o Óscar mas continua a somar prémios. Cineasta portuense arrecada mais cinco distinções

Não venceu o Óscar mas continua a somar prémios. Cineasta portuense arrecada mais cinco distinções
| Norte
Porto Canal/Agências

O filme “Ice Merchants”, do cineasta portuense João Gonzalez, venceu cinco prémios no 22.º Monstra - Festival de Animação de Lisboa, incluindo Melhor Curta-Metragem, Prémio SPA | Vasco Granja e Prémio do Público, anunciou este sábado a organização do festival.

Os vencedores da 22.ª edição do Monstra foram revelados hoje à noite no Cinema São Jorge, em Lisboa, na cerimónia de encerramento do festival, que começou no dia 15 de março e termina no domingo.

Além do Prémio SPA | Vasco Granja e o Prémio do Público, na competição portuguesa, “Ice Merchants” arrecadou ainda os prémios de Melhor Curta-Metragem Portuguesa, na competição internacional de curtas-metragens, na qual venceu também o Prémio do Público.

“Ice Merchants”, que teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado, esteve nomeado este ano para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação.

Este filme tem somado vários outros prémios em contexto de festivais, entre os quais o Annie de Melhor Curta Metragem - os prémios Annie são considerados os 'Óscares da animação' - e o prémio do público, na mesma categoria, do Festival Internacional de Cinema de Animação Anima, em Bruxelas.

O terceiro filme de João Gonzalez é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.

“Ice Merchants”, contado sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, composta pelo próprio Gonzalez, tem coprodução da portuguesa Cola Animation, com Reino Unido e França.

Houve, porém, mais premiados no 22.º Monstra.

“Guerras de Unicórnios”, do espanhol Alberto Vázquez, e “Apartamento de Cão”, do estoniano Priit Tender, venceram o Grande Prémio Monstra RTP2, nas competições internacionais de longas e curtas-metragens, respetivamente.

Na competição de longas-metragens, “Nayola”, de José Miguel Ribeiro - que se vai estrear no circuito comercial a 13 de abril -, foi distinguido com os prémios de Melhor Banda Sonora e Prémio do Público. O júri desta competição atribuiu ainda um Prémio Especial a “Os demónios do meu avô”, de Nuno Beato.

Os filmes premiados voltam a ser exibidos no domingo, no Cinema São Jorge.

A 22.ª edição do Monstra associou-se aos 100 anos do cinema português de animação e acolheu a maior presença de sempre de filmes nacionais em competição.

O Japão, que tem quase sempre lugar de destaque no Monstra, é o país homenageado nesta edição, por conta dos 480 anos de amizade com Portugal.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.