António Bessa: "O FC Porto é a minha vida, eu respiro FC Porto"

António Bessa: "O FC Porto é a minha vida, eu respiro FC Porto"
| Desporto
Porto Canal

Mestre Bessa pinta há mais de 40 anos na Rua do Almada, no Porto. Figura incontornável da cidade e do mundo artístico, o portuense é também um conhecido adepto dos 'Dragões', cuja paixão está bem refletida no seu trabalho. 

O pintor esteve presente no 'Dia do Clube, a 40ª sinfonia', evento que tem como principal objetivo aproximar os adeptos do FC Porto e os seus representantes, agregando o universo 'azul e branco' para discutir e debater o clube nas suas várias dimensões.

António Bessa frisou a paixão que sente pelo FC Porto e a influência que este tem nas suas telas. 

"Há 40 anos era um adepto fervoroso do FC Porto, amante da nossa cidade e um pintor que deslumbrava nas suas telas ansiosamente com tudo o que lhe vinha às mãos", começou por dizer. 

"Muita da paixão que se tem, que nos sente, está refletida no trabalho. O facto de haver quadros de cariz de desporto, do FC Porto, foi por causa de um exposição aqui no museu, que representava 3 cidades e 4 presidentes, o nosso presidente do FC Porto, que englobava os temas que lhe diziam respeito, que era o Desporto", reforçou. 

Em tom emotivo e com palavras tocantes, o artista deixa um testemunho de amor ao FC Porto. "A partir daí, fui sempre preocupando o meu espaço com outras obras que diziam respeito ao Desporto. Portanto, o Desporto está na minha vida. O FC Porto está na minha vida, é a minha vida, eu respiro FC Porto. Eu digo a muita gente, eu tenho orgulho em viver no Porto, porque o Porto tem dois Presidentes, sobrevive com dois presidentes", destacou o pintor, em referência a Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, também presente na iniciativa. 

Mestre Bessa defendeu ainda que a cidade Invicta e o FC Porto são indissociáveis, e é o que tenta retratar nas suas obras de arte. "Pintar o Porto é extraordinário. E quando pinto a cidade do Porto também é fascinante porque ouço as gentes das casas que pinto a vibrar com o FC Porto, com os golos, a ouvir os relatos, é a minha alma que está la metida". 

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".