Mais de um século de união. Ponte Internacional Valença/Tui celebra 137 anos

Mais de um século de união. Ponte Internacional Valença/Tui celebra 137 anos
| Norte
Henrique Ferreira

A Ponte Internacional que liga a cidade de Valença, no Alto Minho, a Tui, na Galiza, celebra, este sábado, 137 anos de existência. Foi inaugurada a 25 de março de 1886.

Projetada pelo arquiteto espanhol Pelayo Mancebo e com os custos de construção divididos entre os governos português e espanhol, a Ponte Internacional Valença/Tui começou a ser construída a 15 de novembro de 1882. A obra seria dada como concluída dois anos mais tarde, a 10 de outubro de 1884.

Entre o final da construção e a inauguração passaram mais dois anos. O atraso deveu-se a um surto de cólera que ameaçou a Europa e sobretudo Espanha.

Atualmente a ponte mantém praticamente o traçado original, sendo composta por uma superestrutura em viga metálica com cinco tramos contínuos.

A ponte tem 318 metros de comprimento e cruza o rio Minho através de dois tabuleiros. O superior serve a via férrea e o inferior tem função rodoviária.

Ponte Internacional foi cenário para Grande Reportagem Porto Canal

A Ponte Internacional Valença/Tui foi o cenário de arranque da Grande Reportagem do Porto Canal “Galiza: Espelho da Autonomia”, que conta a história dos últimos 40 anos da região que vive de braços dados com o Norte de Portugal.

Autónoma desde 1981, a Galiza persiste como exemplo de uma regionalização efetiva que faz de Espanha um dos países mais descentralizados do mundo. Além de língua própria, a região tem órgãos de governo eleitos e parlamento. Substitui também o Estado central na maioria das tarefas.

+ notícias: Norte

Dois homens esfaqueados e hospitalizados em estado grave após rixa em Gaia

Dois homens foram esfaqueados na noite desta quarta-feira, junto à estação de metro de General Torres, em Gaia. Tudo aconteceu depois de uma rixa que envolveu outros dois homens que esfaquearam as vítimas e fugiram.

EN 223 cortada ao trânsito na Feira depois de acidente entre ambulância e carro

A Estrada Nacional 223, em Santa Maria da Feira, está cortada ao trânsito devido a um acidente entre uma ambulância e um ligeiro de passageiros, confirmou ao Porto Canal, fonte Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Viana do Castelo. Colisão entre autocarro e táxi deixa cinco crianças e um adulto feridos 

Uma colisão entre um táxi e um autocarro, na tarde desta quarta-feira, na EN13 em Darque, Viana do Castelo provocou seis feridos, entre os quais cinco crianças e um adulto.