Estádio do Dragão recebe iniciativa "Inovação Fora de Portas"

Estádio do Dragão recebe iniciativa "Inovação Fora de Portas"
| Porto
Porto Canal

O reduto dos ‘azuis e brancos’ recebe, este domingo, a partir das 10h30, a iniciativa Inovação Fora de Portas, um projeto que pretende dar a conhecer a componente tecnológica da construção dos edifícios da cidade do Porto.

Eis uma forma diferente de olhar o Estádio do Dragão, naquela que é uma aliança entre a inovação tecnológica, ciência e uma das estruturas mais emblemáticas da cidade do Porto.

Em declarações ao Porto Canal, Bárbara Rangel Carvalho, Diretora de Curso do Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, conta que este projeto “surgiu em 2016, dando continuidade a uma iniciativa que começou na FEUP”, mais concretamente no departamento de Engenharia Civil. O objetivo traçado desde o primeiro minuto: mostrar à cidade “a componente tecnológica da construção dos edifícios e a forma como inovam na construção e no crescimento” da mesma. Para Bárbara Rangel, pode assim ser demonstrado “como é que a ciência resolve os problemas do dia a dia dos cidadãos”.

“Domingo vamos ver o que não se vê no Estádio do Dragão, e o que não se vê nas visitas normais aos balneários, por exemplo. Vamos ver como toda esta máquina funciona. Vamos perceber o que é que é necessário para ter o tratamento de ar a funcionar, como é que é feita a questão da rega do relvado, e como se reutiliza a agua dentro do estádio”, afirmou a arquiteta.

Esta não é a primeira vez que o recinto do FC Porto se alia ao município, tendo recebido inúmeras iniciativas das mais diversas categorias em prol da comunidade e da cidade.
Filipe Araújo realça que “vivemos numa cidade que ao longo dos tempos foi sempre transformada pela inovação”. Para o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto é determinante “mostrar o que são estes exemplos de inovação e engenharia da cidade do Porto”.

Por sua vez, Tiago Gouveia frisa a relevância de colocar esta infraestrutura histórica ao serviço da sociedade e da região, não apenas ao que ao desporto diz respeito.
“Além de todos os eventos desportivos que atraem os nossos adeptos é importante tudo o que possa envolver esta comunidade nomeadamente em eventos de cariz completamente diferenciado como é este e toda esta relação que temos com as entidades locais e da região, de uma forma de poderem promover e apreciar e desenvolver todos os seus trabalhos com base nesta infraestrutura”, afirmou o Diretor de Marketing do FC Porto em declarações ao Porto Canal.

“Temos a obrigação de poder ser um exemplo quer nas atitudes que temos, quer no desporto que praticamos, quer nas infraestruturas que temos”, sublinha Tiago Gouveia.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

O 25 de Abril de 1974 também se fez no Porto

O 25 de abril de 1974 começou, para a grande maioria dos portuenses, como um dia normal. Mas rapidamente se percebeu que de normal teria pouco. À medida que as notícias começavam a chegar da Revolução que se fazia na capital, o Porto saiu à rua.

Greve dos controladores em França cancela dezenas de voos no aeroporto do Porto

A greve dos controladores de tráfego aéreo em França levou esta quinta-feira ao cancelamento de quase 90 voos de diversas companhias aéreas nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, segundo os dados disponíveis nos respetivos ‘sites’.