Estádio de Espinho pode custar até 13 milhões de euros e processo segue para o Ministério Público

Estádio de Espinho pode custar até 13 milhões de euros e processo segue para o Ministério Público
| Norte
Porto Canal/Agências

A presidente da Câmara de Espinho revelou esta sexta-feira, após averiguações motivadas pelas suspeitas de corrupção envolvendo dois antecessores, que o estádio municipal pode custar até 13 milhões de euros e que o respetivo processo será remetido ao Ministério Público.

A autarca socialista Maria Manuel Cruz falava esta manhã, numa conferência de imprensa em que revelou mais detalhes sobre a auditoria independente encomendada para análise da empreitada do Estádio Municipal, que, destinando-se a funcionar como sede do Sporting Clube de Espinho, foi adjudicado por 4,5 milhões de euros em 2020, no mandato do social-democrata Joaquim Pinto Moreira, e afinal, devido a trabalhos suplementares de vária ordem, pode vir a custar muito mais.

“Perante os dados que temos neste momento, a obra poderá facilmente atingir valores totais entre os nove e os 13 milhões de euros, quando foi publicamente anunciada [na fase inicial do processo, em 2018] por apenas 2,5 milhões”, declarou a autarca do município do distrito de Aveiro que, a 16 de janeiro, sucedeu a Miguel Reis, entretanto detido e em prisão preventiva.

Maria Manuel Cruz não rejeita que é do interesse municipal construir o estádio, mas, atendendo a que os referidos valores já se antecipam como demasiado próximos dos máximos legais permitidos pela contratação pública, avisa que “qualquer decisão sobre o futuro da empreitada ficará condicionada àquilo que vierem a ser as conclusões da auditoria” encomendada ao Instituto da Construção da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Quanto aos indícios de má conduta na condução do processo de adjudicação, a presidente da Câmara afirmou: “Por estarem reunidos dados suficientes que indiciam práticas lesivas do erário público, todo o processo do Estádio Municipal de Espinho será remetido ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público”.

Entre as alegadas irregularidades incluem-se situações como o facto de o projeto arquitetónico para o novo equipamento desportivo da cidade ter sido anunciado como apto a cumprir os requisitos exigidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional para jogos de alta competição e, posteriormente, ter sido alterado, com “a retirada do sistema de iluminação e a cobertura de três bancadas”.

Segundo Maria Manuel Cruz, a empreitada em curso também não contempla o arranjo da envolvente nem o acesso viário até ao local a partir da Nave Desportiva, sendo que a própria rede de águas pluviais do estádio “não é compatível com as infraestruturas existentes na vida pública”.

Devido à necessidade de corrigir esses e outros aspetos da obra, a autarca disse que é preciso “aferir as consequências legais, administrativas e contratuais do não cumprimento dos limites impostos pelo Código os Contratos Públicos e determinar se a empreitada tem viabilidade e sustentabilidade financeira” – sobretudo atendendo a que é integralmente suportada pelo orçamento municipal, sem recurso a mecanismos de apoio ao financiamento.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.