Bolsas de mérito atribuídas a mais de 20 mil alunos. Dotação ascende aos 22 milhões de euros 

Bolsas de mérito atribuídas a mais de 20 mil alunos. Dotação ascende aos 22 milhões de euros 
| País
Porto Canal

As atribuições de bolsas de mérito têm registado um crescimento consecutivo nos últimos cinco anos, abrangendo mais de 20 mil alunos e atingindo uma dotação de quase 23 milhões de euros (22,7 milhões de euros), de acordo com o Ministério da Educação.

Segundo dados enviados ao JN, no ano letivo 2021/22 foram atribuídas 20 693 bolsas - mais 887 do que no ano anterior e mais 3340 do que em 2017/2018.

À bolsa de mérito podem candidatar-se os alunos abrangidos pelos 1.º e 2.º escalões do abono de família que tenham conseguido, no ano anterior à candidatura, uma média igual ou superior a 14 valores no Secundário ou de 4 no 9.º ano.

O valor da bolsa de mérito corresponde a 2,5 vezes o indexante dos apoios sociais (IAS) em vigor no arranque do ano letivo. Em 2021 foi de 1097,03 euros, no ano passado cifrou-se nos 1108 euros e este ano será de 1201 euros.

Para a atribuição do apoio em cada ano não existe um limite do número de bolsas, sendo que as notas são um critério fundamental. 

+ notícias: País

Governo candidata dois projetos de 100 milhões de euros para investir na economia do mar, no âmbito do PRR

O secretário de Estado do Mar anunciou esta quinta-feira que o Governo candidatou à reprogramação dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) dois projetos para investir na economia do mar, num investimento global de 100 milhões de euros.

“Filandorra está em risco de extinção nos próximos três meses”, diz diretor 

O diretor da Filandorra diz que a companhia de teatro está em risco de se extinguir nos próximos três meses.

Alunos vão terminar ano letivo sem computadores prometidos pelo Governo

Os alunos vão terminar o ano letivo sem os computadores que foram prometidos pelo Governo.