Avenida dos Aliados vai ser palco das comemorações do 25 de Abril no Porto

Avenida dos Aliados vai ser palco das comemorações do 25 de Abril no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A Avenida dos Aliados, no Porto, vai ser palco das celebrações dos 49 anos do 25 de Abril, com concertos de Luta Livre, Jorge Lomba e da Brigada Vitor Jara, bem como do habitual desfile, foi anunciado esta sexta-feira. 

Em comunicado, a Câmara do Porto adianta esta sexta-feira que este ano, as comemorações do 25 de Abril sobem “ao palco dos Aliados para festejar a liberdade".

Entre os concertos previstos, a autarquia destaca o Luta Livre, projeto de música de intervenção de Luís Varajoto em que "o jazz e o rock servem de base a um discurso sobre desigualdade, injustiça, desinformação e outros temas que o inquietam enquanto cidadão".

O concerto decorre no dia 24 de abril, pelas 22h00, no palco dos Aliados e assinala o "arranque do programa" numa noite que conta também com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e termina com "fogo-de-artifício à meia-noite".

No feriado, a manhã é dedicada às crianças, com jogos tradicionais na Praça do General Humberto Delgado a partir das 10h00.

Já pelas 14h30, está prevista uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo de Soares dos Reis, junto à antiga sede da PIDE no Porto.

É precisamente desse local que parte o desfile da liberdade, cortejo de "celebração e reivindicação" que passa pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I e Rua de Rodrigues Sampaio, terminando na Avenida dos Aliados.

No palco dos Aliados, Jorge Lomba interpretará, pelas 15h00, músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, bem como criações próprias.

Pelas 16h15 e já depois de "uma breve intervenção" da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, sobre ao palco a histórica Brigada Victor Jara, trazendo aos Aliados os temas "mais emblemáticos e também novas abordagens a canções do imaginário nacional".

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Câmara do Porto discute apoiar obras em residência da FAP na baixa da cidade 

A Câmara do Porto vota na segunda-feira a atribuição de um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para a realização de obras na residência universitária que, localizada na Rua da Banharia, abriu portas no início deste ano letivo.

Executivo do Porto discute acordo para avançar com obras na Escola Infante D. Henrique

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar um acordo com a Construção Pública para avançar com a transmissão dos direitos patrimoniais e o projeto de modernização da Escola Secundária Infante D. Henrique.