“Obras já”. Alunos do Liceu António Nobre, no Porto, pedem melhores condições materiais

| Norte
Porto Canal

Os alunos do Liceu António Nobre, no Porto, manifestaram-se na manhã desta quinta-feira frente à porta da escola para mostrarem desagrado perante as infraestruturas degradadas que enfrentem diariamente.

À entrada da escola, os alunos exibiam cartazes a pedir “obras já” e queixavam-se que “chove dentro da escola”.

De forma geral, reivindicam melhores condições materiais, o fim dos exames nacionais e ainda menos carga horária.

Ao Porto Canal, Mário Pereira que se encontra no nono ano de escolaridade, disse que o principal objetivo deste protesto é fazer com que “a nossa voz chegue aos ouvidos da Câmara Municipal do Porto” para que algo seja feito.
Uma outra aluna, Regina, criou o projeto “Voz aos Estudantes para tentar alertar o Governo para a falta de condições nas escolas um pouco por todo o país.

Regina disse ao Porto Canal que o “pavimento do pavilhão não tem condições de segurança, não há casas de banho em todos os blocos” e em dias de chuva “chove dentro da escola”.

Os alunos “passam frio nas aulas”, alguns até levam mantas, contou a aluna.

Dessa forma, Regina considerou que estas “não são condições dignas para que os alunos tenham um rendimento escolar positivo”.

Já o diretor da escola, Carlos Pedro Vasconcelos, deixou claro que “as obras não dependem de nós, pertencem à tutela da Câmara Municipal”. O diretor está esperançoso que a escola possa ter o mesmo destino de outras que já tiveram obras, visto que perto de fazer 51 anos de existência “nunca foi intervencionada”.

Até ao final do mês, os alunos garantiram que vão lutar pelo que querem: o fim dos Exames Nacionais, menos sobrecarga horária e melhores condições materiais.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.