Portugal é o país da UE onde o preço das telecomunicações mais aumentou este ano

Portugal é o país da UE onde o preço das telecomunicações mais aumentou este ano
| Economia
Porto Canal

Em fevereiro, os preços praticados no setor das telecomunicações aumentaram 4,8% face a janeiro, de acordo com o Índice de Preços do Consumidor (IPC). Trata-se do maior aumento mensal registado nos últimos 27 anos.

Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (UE), considerando apenas os valores de 2023.

Nos últimos doze meses, os tarifários em Portugal encareceram 1,7%, enquanto na UE aumentaram apenas 0,1%. Esta foi a 10.ª variação de preços mais alta entre os países da UE, sendo que o país onde ocorreu o maior aumento foi na Polónia (+4,9%), por sua vez a maior diminuição deu-se nos Países Baixos (-3,9%).

Desde o final de 2009, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 13,2%, enquanto na UE reduziram 8,8%. Esta subida demonstra o défice concorrencial do mercado, provocado pelo regime de fidelizações que não tem baixado os preços, em Portugal.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.