Portugal é o país da UE onde o preço das telecomunicações mais aumentou este ano

Portugal é o país da UE onde o preço das telecomunicações mais aumentou este ano
| Economia
Porto Canal

Em fevereiro, os preços praticados no setor das telecomunicações aumentaram 4,8% face a janeiro, de acordo com o Índice de Preços do Consumidor (IPC). Trata-se do maior aumento mensal registado nos últimos 27 anos.

Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (UE), considerando apenas os valores de 2023.

Nos últimos doze meses, os tarifários em Portugal encareceram 1,7%, enquanto na UE aumentaram apenas 0,1%. Esta foi a 10.ª variação de preços mais alta entre os países da UE, sendo que o país onde ocorreu o maior aumento foi na Polónia (+4,9%), por sua vez a maior diminuição deu-se nos Países Baixos (-3,9%).

Desde o final de 2009, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 13,2%, enquanto na UE reduziram 8,8%. Esta subida demonstra o défice concorrencial do mercado, provocado pelo regime de fidelizações que não tem baixado os preços, em Portugal.

+ notícias: Economia

Certificados de aforro das séries E e F com valor acumulado limitado a 250 mil euros

O limite máximo de subscrição na nova série de certificados de aforro (CA), a série E, está balizado nos 50 mil euros, mas este acumula com o valor aplicado na série E não podendo exceder os 250 mil euros.

Aumento de 30% nas exportações portuguesas para a África do Sul de 2021 para 2022

O Presidente da República vai estar entre segunda e quinta-feira na África do Sul, país com o qual Portugal teve nos últimos dois anos uma balança comercial positiva, com as exportações a subir 30% de 2021 para 2022.

Fim dos certificados de aforro da série E leva PCP a requerer audição urgente

O PCP requereu este sábado a audição urgente do secretário de Estado das Finanças sobre o fim da comercialização da série E dos Certificados de Aforro e a criação da nova série F, com uma taxa de juro base inferior.