Centro para a Economia e Inovação Social na Guarda lançado por Portugal e Espanha em 14 de abril

Centro para a Economia e Inovação Social na Guarda lançado por Portugal e Espanha em 14 de abril
| Norte
Porto Canal/Agências

Os Governos de Portugal e de Espanha vão realizar no dia 14 de abril, na Guarda, a cerimónia de lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado naquela cidade.

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, os Governos de Portugal e Espanha acertaram a data de 14 de abril, uma sexta-feira, para o lançamento do CEIS.

A cerimónia, que acontecerá na Guarda, será presidida pela ministra Ana Mendes Godinho e pela homóloga Yolanda Díaz, Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha.

Também estarão presentes os parceiros portugueses e espanhóis envolvidos no projeto do CEIS.

“[Trata-se de] um compromisso inscrito no Programa do Governo, em cuja concretização estivemos focados, por termos a noção da importância crítica desta aposta na capacitação das entidades da economia social, nomeadamente através da formação de recursos humanos para as instituições do setor social”, disse esta quinta-feira Ana Mendes Godinho à agência Lusa.

E acrescentou: “Há um ano, no início do mandato, assumimos, honrando também o acordo que assinámos com o setor social, a grande prioridade dada à criação de um centro de competências dedicado à economia social”.

Depois de referir que “o Governo assumiu, desde a primeira hora, que este centro ficaria localizado na Guarda”, sublinhou que com a medida está a “concretizar um centro ibérico, numa parceria constante com o Governo de Espanha, para servir também toda a economia social da Península Ibérica, e ganhando escala a partir da Guarda”.

“Trata-se, portanto, de um projeto que é para crescer, e queremos que cresça muito, até fruto da leitura constante que vamos ter no terreno, em ambos os lados da fronteira, acerca das necessidades de um setor que é vital para os dois países e que pode contar, da nossa parte, com todo o apoio para se modernizar e capacitar, em linha com a importância que tem na sociedade e com o impacto na criação de emprego”, vincou Ana Mendes Godinho.

“Qualificar e dignificar o trabalho no setor social, nas suas múltiplas dimensões, é um dos nossos objetivos”, rematou.

A cerimónia marcada para o dia 14 de abril, para a Guarda, dá sequência ao acordo assinado durante a 34.ª Cimeira Luso-Espanhola, em Lanzarote, no dia 15, para a cooperação bilateral na implementação deste centro protocolar.

O CEIS resulta de uma parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).

Do lado de Espanha, os parceiros diretos ou indiretos são a Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES), o Centro Internacional de Investigação e Informação em Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC), a Direção-Geral do Trabalho Independente, Economia Social e Responsabilidade Social da Empresa (DGTAESRSE), o Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE) e a Fundação Estatal para a Formação no Emprego (FUNDAE).

O projeto do CEIS foi criado por uma portaria publicada no dia 21 de dezembro de 2022, assinada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O CEIS enquadra-se no Plano de Ação para a Economia Social, apresentado em Bruxelas, em dezembro de 2021, pelo Comissário Europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.

Em janeiro de 2022 foi assinado o memorando de entendimento entre os três parceiros fundadores: o IEFP, a CASES e o CEI (associação transfronteiriça, com sede na Guarda, que integra a Universidade de Coimbra, a Universidade de Salamanca e o Instituto Politécnico local).

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.