Conheça o músico do Minho que vai liderar os clarinetes na Orquestra Sinfónica de Londres

Conheça o músico do Minho que vai liderar os clarinetes na Orquestra Sinfónica de Londres
| Norte
Sofia Bizarro

Sérgio Pires, com 27 anos, é um dos clarinetistas mais promissores e artisticamente ativos da sua geração. Recentemente, foi escolhido entre 90 candidatos para um dos principais postos da formação sinfónica, sendo o atual chefe do naipe de clarinetistas da Orquestra Sinfónica de Londres.

Em conversa com o Porto Canal, o músico de Vieira do Minho disse que decidiu candidatar-se ao concurso para a Orquestra Sinfónica quando estava em Londres a gravar um álbum com o clarinetista Michael Collins. “Se não tivesse sido por causa desse CD eu não teria ido a Londres, porque não teria acreditado que seria possível. Eu confiança tenho, mas talvez não teria sonhado tão alto”, explicou.

“Foram dois dias de provas. Passei do primeiro para o segundo dia e no final do terceiro dia enviaram um e-mail a dizer que fui escolhido com mais oito [concorrentes]. Nestes últimos quatro anos a orquestra esteve sempre a ouvir-nos e agora chegaram à decisão final.”

Sérgio relevou ainda que ainda não teve muito tempo para assimilar a notícia. “Foi uma semana bastante atribulada e com muitas coisas para pensar, mas sempre muito contente e agradecido”. “Eu pensava que eles só iam oferecer o lugar depois do verão. Não estava à espera de receber a notícia agora”, acrescentou.

Apesar de reconhecer o seu talento, o clarinetista confessou tentar “não sonhar muito alto” para se “proteger de desilusões”.

O início de um sonho

Nascido em 1995, Sérgio Pires passou a infância na Suíça onde estudou educação musical na escola primária. Aos oito anos, regressou a Portugal (Gerês), entrando numa escola de música de uma banda da zona a pedido dos pais.

“Eu e a minha irmã não conhecíamos ninguém. Os nossos pais tiveram a ideia para mantermos o contacto com a música e conhecermos crianças da nossa idade. Eu nem queria clarinete, eu queria trompete porque era o único instrumento que conhecia, mas o diretor da escola precisava de clarinetes e eu aceitei. Passado uma semana já amava o instrumento e mesmo em casa estava sempre com ele na mão e a tocar qualquer coisa.”

Foi aos 14 anos que o clarinetista minhoto decidiu seguir a música profissionalmente. “Eu sabia que tinha jeito porque já tinha ganhado o concurso internacional aos 12 anos e já tinha ganhado vários concursos nacionais, mas para seguir tinha de me dedicar mesmo a 100%.”

Atualmente, como clarinetista profissional, Sérgio pratica cerca de duas horas e meia a três horas por dia, não incluindo as horas de ensaio com a orquestra. “Se tenho seis horas de ensaio com a orquestra, depois duas horas de ensaio para mim seria o ideal”, explicou.

 

Sérgio Pires, com 27 anos, é um dos clarinetistas mais promissores e artisticamente ativos da sua geração. Foto: arquivo pessoal

De Portugal para o mundo

O músico começou a percorrer os palcos internacionais desde muito novo, mas a transição foi "quase que natural”. Com apenas 14 anos, Sérgio saiu de casa para estudar em Guimarães, o que o ajudou a ganhar “uma certa autonomia”. “Eu acho que seria muito diferente hoje se tivesse ficado em casa até aos 22 anos, ou até terminar o curso”, acrescentou.

O clarinetista português já conquistou mais de uma dúzia de prémios, como a distinção máxima, em 2017, no “Gheorghe Dima International Clarinet Competition” e o terceiro prémio, em 2013, no “Czech ClarinetArt”. Participou ainda em vários festivais de música clássica como o “European Music Campus” na Áustria, o “Kultursommer Nordhessen” e o “Schleswig-Holstein Festival” na Alemanha, no BBC Proms em Inglaterra e no “Isang-Yun Festival” na Coreia do Sul.

Apesar de já ter participado em vários concursos, o clarinetista admite sentir “um nervosismo saudável” antes de se apresentar, algo que não acontecia quando era mais novo.

“Eu lembro-me que aos 12 anos nunca me sentia nervoso. Entrava no palco, aquilo era só tocar e já estava. À medida que as expectativas [das pessoas] foram aumentando […], obviamente também tenho mais responsabilidades.”

 Foi aos 14 anos que o clarinetista minhoto decidiu seguir a música profissionalmente. Agora, Sérgio Pires vai liderar o naipe de clarinetes da Orquestra Sinfónica de Londres

Aos 27 anos, visitou mais de 50 países diferentes. Já deu aulas em “cidades menos privilegiadas”, e destaca a experiência no Kosovo e no Brasil.

“Marcaram-me de uma maneira diferente do que locais como a Coreia, o Japão e a Califórnia, onde estive no ano passado, […] foi incrível descobrir essa cultura e a comida […] mas Kosovo e o Brasil abriram-me um bocadinho os olhos para outra realidade e agradecer por tudo o que eu tive e por saber que nem toda a gente tem isso”.

Sérgio já gravou cinco CDs e trabalhou com vários artistas de renome como Heinz Holliger, Emmanuel Pahud e Radovan Vlatkovic, referindo Maria João Pires, pianista portuguesa com quem tocou em Granada no ano passado, como uma das artistas que mais o marcou durante o seu percurso profissional. Acrescentou ainda que “aprendeu sempre algo” com todos os artistas com quem trabalhou.

“Sempre tive essa vontade de conhecer alguém de Portugal que é muito conhecido lá fora. A Maria João Pires era alguém de quem via as gravações e pensava que queria tocar como ela”.

“Nunca esperei alcançar o que alcancei. O Sérgio de 12 anos ou de oito anos estava a fazer aquilo só por gosto e gostava de fazer aquilo na banda de Vieira do Minho […] quando ouvia as gravações da Orquestra de Londres parecia uma coisa tão longínqua que era quase impossível sonhar”.

 

 Notícia editada por Francisco Graça

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.