Antiga lota de Aveiro mais perto de pertencer à Câmara

Antiga lota de Aveiro mais perto de pertencer à Câmara
Câmara de Aveiro
| Norte
Porto Canal

A ideia vencedora do concurso organizado pela autarquia, relativamente à antiga lota, prevê habitação, parque urbano, restauração, comércio, hotel, marina e um edifício para associações.

A antiga lota de Aveiro, que pertence à Administração do Porto de Aveiro (APA), pode brevemente passar para a Câmara. A lota encontra-se junto à ria, possui cerca de 11 hectares e localiza-se a poucas centenas de metro da idade. No final de fevereiro, após contactos entre o presidente do município, Ribau Esteves, o novo administrador da APA, Eduardo Feito, e a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Câmara enviou para estas e para o ministro das Infraestruturas, João Galamba, uma proposta para ficar com o terreno. Na passada quarta-feira, o presidente do município afirmou ao Jornal de Notícias (JN) que vê a possibilidade da transferência ser realizada no âmbito da descentralização, o que a APA e o Governo não consideram possível, ou através da venda, tendo sido feita uma proposta pela autarquia. Apesar de Ribau Esteves não ter relevado o montante, afirmou à JN que as conversações estão a correr bem e que o edil deverá estar fechado até ao próximo verão.

Ribau Esteves, após a apresentação da proposta vencedora do concurso, explicou que apesar de ainda não ter os terrenos, quer demonstrar o seu interesse e mostrar como é que o loca, atualmente quase abandonado, poderá vir a servir as pessoas da cidade. O presidente do município esclareceu ainda ao JN que, a proposta vencedora não terá de ser aplicada pela Câmara, mas que poderá servir de base ao “desenho” previsto para o local, não excluindo a possibilidade de aproveitar soluções apresentadas por outros candidatos.

Os arquitetos da ideia vencedora, Nuno Costa e Cátia Alexandre, que receberam um prémio de 50 mil euros, denominaram o projeto como “Parque Urbano da Marinhas”. De acordo com o JN, estes explicaram que querem que a antiga lota se torne numa zona inclusiva, sustentável, com estética e “sem espaços mortos”.

A ideia vencedora inclui 15.400 m2 para habitação, dividida em cinco blocos, 22.575 m2 de parque urbano, 2250 m2 destinados para a venda de produtos locais, bares e restaurantes, 8225 m2 de hotel e 13.400 m2 de marina, com capacidade para barcos até 40 metros. As associações náuticas e culturais que ainda se encontram sediadas na antiga lota, passarão a ficar num novo edifício com 6000 m2, inspirado nos armazéns de sal. O “Living Places Lab”, destinado à investigação e start-ups, será o edifício mais “recatado”.

De acordo com a JN, a Câmara promoveu, também, um concurso de ideias para reconverter o antigo colégio de inserção Dr. Alberto Souto numa academia criativa. Neste caso, os terremos já pertencem à Câmara. A proposta vencedora pertence a Gonçalo Louro e Cláudia Santos e arrecadou 20 mil euros.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.