Centro Hospitalar do Médio Ave renova maternidade para evitar encerramento

Centro Hospitalar do Médio Ave renova maternidade para evitar encerramento
| Norte
Porto Canal

O Centro Hospitalar do Médio Ave vai renovar a maternidade de forma a evitar o seu encerramento. Na prática, os equipamentos vão ser trocados e haverá mais uma sala de partos.

As alterações integram o Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Partos do Serviço Nacional de Saúde. Os municípios da Trofa, Santo Tirso e Famalicão uniram-se numa candidatura a este financiamento com um valor de 283 mil euros, sendo que foram aprovados mais de 251 mil. Ou seja, os outros 32 mil euros terão de ser assegurados pelos próprios municípios.

O objetivo é que as alterações estejam prontas até ao final de 2023.

Esta modernização surgiu como uma necessidade após as condicionantes impostas pela Direção Executiva do SNS para que a maternidade pudesse continuar a funcionar. Ao JN, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, explicou que “os condicionalismos não se centraram em obras, mas em investimento na substituição de equipamentos para maior conforto e segurança”.

De acordo com o Jornal de Notícias, nesta maternidade nasceram, em 2022, 1174 bebés, mais 204 do que no ano anterior.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.