Casos de tuberculose no Porto ultrapassam os de Lisboa

Casos de tuberculose no Porto ultrapassam os de Lisboa
DR
| Norte
Porto Canal

Os casos de tuberculose no Porto já ultrapassam os de Lisboa, de acordo com um relatório da Direção-Geral da Saúde. Estes valores vêm contrariar a têndencia de descida que se estava a registar a nível nacional em 2021. 

O Norte é neste momento a região com maior incidência de casos, sendo que logo atrás vem Lisboa. 

Segundo o Relatório de Vigilância e Monitorização da Tuberculose em Portugal, da DGS, "em 2021, foram notificados 1513 casos de tuberculose em Portugal, correspondendo a uma taxa de notificação de 14,6 casos por 100 mil habitantes", sendo que "o número de novos casos tem vindo a diminuir em Portugal".

No entanto, esta tendência não se regista na zona Norte, uma vez que, no distrito do Porto, são cada vez mais os casos que vão aparecendo: "O distrito do Porto teve um aumento dos casos notificados (379 em 2021 vs 349 em 2020), correspondendo a uma taxa de notificação de 21,2/100 mil habitantes. Como fatores de risco, predomina o consumo de álcool ou drogas" lê-se.

O relatório dá ainda nota que, na região Norte, 66,2% dos casos estão concentrados nos concelhos de Penafiel, Marco de Canaveses e Braga. 

De acordo com a DGS, "os homens continuam a ser mais afetados do que as mulheres (66,4% dos 1.513 casos notificados em 2021), especialmente na idade adulta", sendo que "a idade mediana aumentou progressivamente até 2017, altura em que se atingiu os 50 anos. Em 2018, a idade mediana foi 48 anos, em 2019 e 2020 foi 49 anos, voltando a aumentar, em 2021, para os 52 anos".

 

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.