Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026

Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026
Câmara Municipal de Vila do Conde
| Norte
Porto Canal

O Fórum Europeu da Juventude anunciou esta quarta-feira os finalistas na corrida ao título de Capital Europeia da Juventude 2026. Vila do Conde conquistou um lugar entre os cinco finalistas, um feito que não era alcançado por uma cidade portuguesa desde 2015.

Em comunicado enviado às redações, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, destacou o sucesso alcançado com este resultado e destacou o envolvimento dos jovens na construção desta candidatura, que se traduziu “na participação cívica da juventude vila-condense a quem se deve este sucesso”.

Agora, o autarca realçou que “o compromisso é dar continuidade ao trabalho e à implementação das ideias dos jovens, lutando pela vitória do título europeu”.

Vítor Costa acrescentou ainda que “a seleção de Vila do Conde entre as 5 cidades europeias candidatas é uma clara demonstração da qualidade das políticas de juventude que o Município tem vindo a implementar, revolucionando os modelos de participação e decisão política no concelho”.

A cerimónia de anúncio do grande vencedor será em novembro, em Lublin (Polónia), onde estarão presentes além de Vila do Conde as cidades Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

+ notícias: Norte

Professores manifestam-se em Matosinhos no arranque da comissão nacional do PS

Pouco mais de uma dezena de professores estão em protesto junto ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Prédio de luxo em cima das dunas licenciado pela Câmara de Vila do Conde após parecer negativo da APA

Vai ter três andares, 11 apartamentos e uma “vista de sonho”. Em Mindelo, no concelho de Vila do Conde, está a ser construído um edifício habitacional a apenas 50 metros da zona dunar, em cima da faixa de proteção costeira. A obra, que tinha sido chumbada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), foi licenciada pela Câmara de Vila do Conde, apesar de violar o atual Programa da Orla Costeira (POC) Caminha-Espinho.

Câmara de Gondomar lança concurso de 1,8 milhões de euros para requalificar piscinas de Fânzeres

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira o lançamento do concurso público para a requalificação e ampliação das Piscinas Municipais de Fânzeres, no valor de 1,893 milhões de euros mais IVA, revelou à Lusa fonte do município.