Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026

Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026
Câmara Municipal de Vila do Conde
| Norte
Porto Canal

O Fórum Europeu da Juventude anunciou esta quarta-feira os finalistas na corrida ao título de Capital Europeia da Juventude 2026. Vila do Conde conquistou um lugar entre os cinco finalistas, um feito que não era alcançado por uma cidade portuguesa desde 2015.

Em comunicado enviado às redações, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, destacou o sucesso alcançado com este resultado e destacou o envolvimento dos jovens na construção desta candidatura, que se traduziu “na participação cívica da juventude vila-condense a quem se deve este sucesso”.

Agora, o autarca realçou que “o compromisso é dar continuidade ao trabalho e à implementação das ideias dos jovens, lutando pela vitória do título europeu”.

Vítor Costa acrescentou ainda que “a seleção de Vila do Conde entre as 5 cidades europeias candidatas é uma clara demonstração da qualidade das políticas de juventude que o Município tem vindo a implementar, revolucionando os modelos de participação e decisão política no concelho”.

A cerimónia de anúncio do grande vencedor será em novembro, em Lublin (Polónia), onde estarão presentes além de Vila do Conde as cidades Izmir (Turquia), Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Tromso (Noruega).

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).