FC Porto (Basquetebol): Demonstração de força mantém Dragões na liderança

FC Porto (Basquetebol): Demonstração de força mantém Dragões na liderança
| Desporto
Porto Canal

A cimeira de líderes do grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol vai manter-se até à próxima jornada. Tal como os rivais de Lisboa, o FC Porto venceu na receção ao Lusitânia (94-72) da quarta ronda e passou a somar 47 pontos. Marvin Clark II foi o grande destaque da partida ao somar 19 pontos.

Os açorianos até foram os primeiros a encestar, mas uma sequência de sete pontos sem resposta dos portistas (de 5-5 para 12-5) começou a espelhar a superioridade dos comandados de Fernando Sá, que terminaram o primeiro período com uma diferença de 15 pontos proveniente de um período em que somaram 17 e apenas permitiram que o adversário fizesse oito pontos (de 15-9 para 32-17, resultado final do quarto inicial).

Uma entrada fulgurante nos segundos dez minutos permitiu aos azuis e brancos aumentar a distância para lá das duas dezenas (46-23), mas um curto de período de relaxamento levou o Lusitânia a colocar-se a apenas 15 (48-33). Acionaram-se as sirenes novamente, a atenção defensiva foi redobrada e a vantagem voltou a crescer, tendo o FC Porto terminado a primeira parte com um claro 54-35.

No regresso dos balneários, viu-se uma equipa azul e branca em trajetória crescente. Rapidamente, os da Invicta alcançaram a diferença máxima registada na etapa complementar (23 pontos) e daí partiram para novas margens. Sensivelmente a meio do terceiro quarto, a superioridade em ambas as metades do campo levou a disparidade no marcador até aos 27 pontos (71-44), mas à entrada para a última dezena de minutos a diferença situava-se nos 24 (76-52).

O último período foi apenas importante para se conhecerem os contornos finais do triunfo do FC Porto e para soar a campainha do Dragão Arena por todos os atletas portistas terem colocado o nome na lista de marcadores (94-72).

“A seriedade e humildade pedidas no treino foram postas em prática. Quando respeitamos o adversário como hoje respeitámos hoje o Lusitânia, em termos de concentração e de soluções ofensivas e defensivas tudo fica mais confortável. Fico muito satisfeito que ele [Marvin Clark II] comece a fazer parte da equipa de acordo com as expectativas que tínhamos, tem assumido o papel com muito trabalho e paciência, estamos muito satisfeitos e com certeza que ele também. Hoje deu para fazermos rotação, para descansarmos um pouco para podermos, amanhã e na sexta-feira, prepararmos o jogo frente à Oliveirense”, afirmou Fernando Sá após o final do encontro.

Segue-se uma deslocação a Oliveira de Azeméis para um sempre difícil duelo com a Oliveirense (sábado, 15h00, RTP 2).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-LUSITÂNIA, 94-72
Liga Portuguesa de Basquetebol, Grupo A, 4.ª jornada
22 de março de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Paulo Marques, Jorge Cabral e António Pereira

FC PORTO: Miguel Maria (6), Max Landis (7), Marvin Clark II (19), Brian Conklin (11) e Michael Finke (10)
Suplentes: Vlad Voytso (6), Keven Gomes (2), Teyvon Myers (4), Francisco Amarante (10), João Guerreiro (5), Pedro Santos (2) e Miguel Queiroz (12)
Treinador: Fernando Sá

LUSITÂNIA: Derek Jackson Jr. (6), Pedro Oliveira (14), Ryan Weber (10), Trey Moses (9) e Deng Geu (28)
Suplentes: Sérgio Alves, Miguel Romão, Guilherme Rocha, Daniel Relvão (5), Fernando Ferreira e Lamine Banora
Treinador: Nuno Barroso

Ao intervalo: 54-35
Parciais: 32-17; 22-18; 22-17; 18-20

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.