UTAD cria rede de embaixadores para potenciar internacionalização e atrair alunos

| Norte
Porto Canal/Agências

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) anunciou esta quarta-feira uma rede de embaixadores constituída por antigos alunos que trabalham fora do país para fomentar a internacionalização da academia e atrair mais estudantes a Vila Real.

A Rede de Embaixadores Alumni, lançada no Dia da Universidade, que assinalou o 37.º aniversário da UTAD, localizada na cidade de Vila Real, conta já com 37 ex-alunos, espalhados por 28 países, desde a América à Ásia, passando pela Europa, África e Oceânia.

“É uma rede de embaixadores da UTAD sobretudo, não é exclusivo, mas sobretudo constituída por antigos alunos da nossa universidade que se encontram a trabalhar fora do país e que, nesta nova dimensão de crescimento da internacionalização da nossa universidade, nós pretendemos desde logo que eles sejam os pivôs da nossa presença e do aumento da nossa presença nesses países”, afirmou o reitor Emídio Gomes.

A iniciativa quer contribuir para a afirmação da UTAD “como um destino universitário cada vez mais global”.

Com este programa, de acordo com o reitor, pretende-se apelar “à grande comunidade” da academia transmontana, que está presente em todo o mundo, para que “ajude a abrir ainda mais as portas da UTAD ao exterior”.

A dimensão da internacionalização, segundo Emídio Gomes, “tem dois sentidos”, pelo que se pretende atrair mais estudantes e parcerias e, ao mesmo tempo, possibilitar a ida de professores e atuais estudantes a esses países.

“Mas, claramente, também é atraímos mais estudantes, porque a nossa província de Trás-os-Montes e Alto Douro cada vez mais vai garantir uma fatia naturalmente mais pequena do total dos nossos alunos e, portanto, a UTAD tem que se abrir ao exterior. A UTAD tem que ser cada vez mais uma universidade apelativa para o mundo que nos rodeia, nacional e internacional”, sublinhou o responsável.

Os embaixadores da universidade terão como missão “identificar as oportunidades de parceria, podendo servir de “chaves de acesso a pontos essenciais” com os países onde estão instalados. Vão também poder dinamizar atividades e eventos e ajudar na integração profissional de diplomados da UTAD.

“E nas várias áreas do domínio de conhecimento. Temos pessoas das letras ao desporto, às ciências veterinárias, o agroalimentar, a agricultura, temos tudo”, salientou o reitor.

A rede conta, entre outros, com Pedro Caixinha, que atualmente treina o clube de futebol Red Bull Bragantino (Brasil), Herlander Silva, treinador na Federação Coreana de Andebol, Gustavo Sá Ribeiro, que trabalha na empresa Alltech, em Bangkok (Tailândia), e João Salavessa, que trabalha no UniLúrio - Banco Africano para o Desenvolvimento (Moçambique).

Inclui ainda Alda Pires, professora associada da UC Davis School of Veterinary Medicine, Califórnia (Estados Unidos da América), Diana Pinto, engenheira civil na empresa Vestas em Edimburgo (Escócia), Alberto Franceschi, que é ‘academy sport scientist’ na Juventus Football Club (Itália), Davide Pacheco, diretor executivo (CEO) do grupo Amarenco em Singapura, e Lúcia Aidos, professora e investigadora na Università degli Studi di Milano (Milão, Itália).

Abderrazzak Ait Bassou, doutorado em Ciências Físicas aplicadas pela UTAD, é o embaixador Alumni em Marrocos e, citado em comunicado, disse que será “uma grande oportunidade para apresentar as atividades da academia e mostrar as suas qualidades” no seu país de origem.

“Ser embaixador da UTAD é levar sempre a UTAD no nosso coração", afirmou, por sua vez, Jorge Sousa, licenciado em Enfermagem e que representa a academia transmontana na Irlanda.

Esta é, segundo o reitor, uma rede dinâmica e que estará em contínuo crescimento.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.