Porto atingiu valores recorde no combate ao desperdício de água, em 2022

Porto atingiu valores recorde no combate ao desperdício de água, em 2022
Miguel Nogueira / Porto.
| Porto
Porto Canal

O Porto é um dos municípios que menos desperdiça água potável em Portugal. Em 2022, a cidade registou um índice de Água Não Faturada de 13,4%, um resultado melhor do que a média nacional.

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), este resultado corresponde a menos de metade do valor médio nacional, que ronda os 30%. Em Portugal, houve 45 municípios a registar perdas superiores a 50%.

O valor alcançado em 2022, revela uma melhoria de 1,4 pontos percentuais face ao período homólogo. Em termos práticos, pouparam-se, em média, oito milhões de litros de água, por dia, no município do Porto.

As medidas de eficiência de água implementadas no município contribuíram para a definição do custo do abastecimento de água na cidade, resultando na poupança de 84,3 milhões de euros, nos últimos anos.

 

+ notícias: Porto

Cidadão estrangeiro detido por tentativa de homicídio no Porto

Um homem de 49 anos de idade de nacionalidade estrangeira foi detido, esta terça-feira, por ter cometido três crimes de homicídio qualificado na forma tentada no Porto, informou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redações.

Incêndio em habitação faz um ferido em Gaia

Um homem de 30 anos e uma mulher de 60 sofreram queimaduras nos membros superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, num incêndio habitacional na Rua Dr. Ribeiro Magalhães na freguesia de Canidelo em Vila Nova de Gaia, apurou o Porto Canal.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.