TAP. IGF, Medina, Pedro Nuno Santos e João Leão entre as duas dezenas de audições pedidas pelo PS

TAP. IGF, Medina, Pedro Nuno Santos e João Leão entre as duas dezenas de audições pedidas pelo PS
| País
Porto Canal / Agências

O PS quer ouvir cerca de duas dezenas de personalidades na comissão de inquérito à TAP, começado pelo Inspetor-Geral de Finanças, bem como o ministro das Finanças, Fernando Medina, e os antigos governantes Pedro Nuno Santos e João Leão.

Na reunião desta tarde, a comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP vai, entre outros pontos, deliberar sobre requerimentos dos partidos para as audições das diferentes personalidades.

Segundo o requerimento a que a agência Lusa teve acesso, a lista do PS começa pelo Inspetor-Geral de Finanças, António Ferreira dos Santos, depois de na última reunião da comissão de inquérito o coordenador do partido, Carlos Pereira, ter proposto que as audições começassem já esta semana precisamente por este responsável da IGF.

Entre as personalidades com responsabilidade política, que fecham a lista do PS, os socialistas querem ouvir o atual e anterior ministro das Finanças, Fernando Medina e João Leão, respetivamente, assim como o ex-ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos e o ex-secretário de Estado das Infraestruturas Hugo Mendes.

O presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, a CEO da companhia aérea, Christine Ourmières-Widener e a ex-administradora da TAP e antiga governante Alexandra Reis fazem parte dos nomes que o PS quer ouvir na comissão de inquérito.

Os socialistas pretendem ouvir as explicações do presidente da Comissão de Vencimentos da TAP, do administrador financeiro da empresa e também do presidente da CMVM, Luís Laginha de Sousa.

O empresário Humberto Pedrosa, os advogados da SRS Advogados e da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados que “intervieram no processo de cessação do contrato de Alexandra Reis” e os sindicatos da TAP concluem estes pedidos do PS.

No passado dia 03 de fevereiro, a proposta do BE para constituir uma comissão de inquérito à tutela política da gestão da TAP, com duração de 90 dias, foi aprovada no parlamento, com a abstenção do PS e PCP e os votos a favor dos restantes partidos.

O texto aprovado sem votos contra estabelece uma comissão parlamentar de inquérito “à tutela política da gestão da TAP” que incida em particular entre 2020 e 2022, averiguando a entrada e saída da antiga governante Alexandra Reis e as responsabilidades da tutela nas decisões tomadas.

O inquérito parlamentar à TAP é presidido pelo socialista Jorge Seguro Sanches, que terá como 1.º vice-presidente o deputado do PSD Paulo Rios de Oliveira e como 2.º vice-presidente o deputado do Chega Filipe Melo.

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados