Fusão do Instituto Gulbenkian com o Instituto de Medicina Molecular está em curso

Fusão do Instituto Gulbenkian com o Instituto de Medicina Molecular está em curso
| País
Porto Canal

A fusão do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) com o Instituto de Medicina Molecular (IMM), na Universidade de Lisboa está a ser negociada. Caso o projeto se concretize, será criado um instituto biomédico de dimensão europeia.

A proposta foi aprovada pelo conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, a 14 de dezembro. No dia 20 de dezembro, os 280 investigadores do IGC já tinham conhecimento dos planos.

A 31 de janeiro, a diretora executiva e o vice-diretor do IMM tiveram uma reunião com todos os trabalhadores do instituto para lhes comunicar que o processo de fusão já estava em andamento.

Este projeto pretende criar uma instituição capaz de assumir um papel mais relevante a nível europeu, em comparação com o que ambas as instituições assumem atualmente, revela a Fundação Gulbenkian ao Público.

Perante as novidades, surgiram vários opositores. Mais de 100 antigos estudantes dos programas de doutoramento do IGC revelaram-se preocupados com a perda de identidade da instituição devido a esta fusão, numa carta dirigida a António Feijó, a 5 de janeiro.

A diretora do IGC discorda dos antigos estudantes e confessa ao Público que tem esperança de que o novo instituto possa potencializar as competências de ambas as fundadoras, de forma a desempenhar um papel mais estruturante na ciência portuguesa e europeia

Já Maria Mota, diretora-executiva do IMM, alerta para o facto de ainda ser cedo para criar expectativas, visto que o projeto ainda está em desenvolvimento.

De acordo com os cientistas do IGC, ainda falta definir o estatuto legal do novo instituto e apurar parceiros que financiem o projeto para que possa ser posto em prática, revelam ao Público.

+ notícias: País

Transplante pulmonar deu uma "segunda vida" a 400 doentes em Portugal

Os novos pulmões de Paulo Fradão foram transplantados há sete anos no Hospital Santa Marta, dando-lhe “uma segunda vida”, tal como aos 400 doentes que, desde 2001, foram submetidos a esta intervenção que os livrou da morte iminente.

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

Com as alterações desta quinta-feira, a Euribor a três meses, que avançou para 3,897%, permanece acima da taxa a seis meses (3,843%) e da taxa a 12 meses (3,731%).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".