Portugal vai precisar de contratar 1500 professores de Matemática mas só 53 estão a ser formados 

Portugal vai precisar de contratar 1500 professores de Matemática mas só 53 estão a ser formados 
| País
Porto Canal

Portugal vai precisar de contratar, até ao final desta década, mais de 1500 professores de Matemática do 3.º ciclo e ensino secundário, contudo apenas existem 53 estudantes em mestrados que poderão seguir o caminho da docência nesta disciplina.

Este não é um problema exclusivo desta área, sendo que em Português, Biologia e Geologia e Física e Química, o número de alunos no ensino superior também é muito inferior às necessidades verificadas nas escolas. 

O diagnóstico é feito pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para rever as condições do setor. 

A carreira docente implica a obtenção de um metrado num curso profissionalizante. No caso específico de Matemática existem que possibilitam dar aulas de Matemática, totalizando 164 vagas. Contudo, eram apenas 53 anos alunos inscritos nestas formações em 2021/22, um número insuficiente para responder às necessidades de novas contratações de professores previstas para o presente ano, segundo um encomendado pelo Ministério da Educação a investigadores da Nova School of Business and Economics (SBE), em parceria com a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que foi apresentado no final de 2021.

A investigação projeta para 2023, a necessidade de contratar 407 docentes de Matemática. As previsões desse estudo estendem-se até 2030/31, sendo que, por essa altura, serão necessários 1551 docentes da disciplina nas escolas públicas.

 

 

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.