Portugal vai precisar de contratar 1500 professores de Matemática mas só 53 estão a ser formados

Porto Canal
Portugal vai precisar de contratar, até ao final desta década, mais de 1500 professores de Matemática do 3.º ciclo e ensino secundário, contudo apenas existem 53 estudantes em mestrados que poderão seguir o caminho da docência nesta disciplina.
Este não é um problema exclusivo desta área, sendo que em Português, Biologia e Geologia e Física e Química, o número de alunos no ensino superior também é muito inferior às necessidades verificadas nas escolas.
O diagnóstico é feito pelo grupo de trabalho nomeado pelo Governo para rever as condições do setor.
A carreira docente implica a obtenção de um metrado num curso profissionalizante. No caso específico de Matemática existem que possibilitam dar aulas de Matemática, totalizando 164 vagas. Contudo, eram apenas 53 anos alunos inscritos nestas formações em 2021/22, um número insuficiente para responder às necessidades de novas contratações de professores previstas para o presente ano, segundo um encomendado pelo Ministério da Educação a investigadores da Nova School of Business and Economics (SBE), em parceria com a Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, que foi apresentado no final de 2021.
A investigação projeta para 2023, a necessidade de contratar 407 docentes de Matemática. As previsões desse estudo estendem-se até 2030/31, sendo que, por essa altura, serão necessários 1551 docentes da disciplina nas escolas públicas.