Preço da água atinge valores recorde na região Norte

Preço da água atinge valores recorde na região Norte
| Norte
Porto Canal

O Norte é a região do país que mais paga pela água e onde o preço mais aumentou entre 2018 e 2021. Para se ter uma noção, a fatura anual de uma família nortenha é 22 euros superior à da região do Algarve e 57 euros mais cara do que a verificada na Madeira. 

A informação é avançada esta quarta-feira pelo Jornal de Notícias (JN) que refere que uma família nortenha, com um consumo de 120 metros cúbicos de água tem de dispender, em média, 127,05 euros por ano.

Um valor substancialmente superior ao verificado na no Algarve, onde o agregado pouparia 22,88 euros e ainda mais expressivo quando comparado à Madeira, onde a poupança poderia ascender aos 57 euros. 

De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), a diferença de preços no território nacional é "injustificada", sendo que são os sistemas deficitários e com menor número de clientes que menos cobram.

A Área Metropolitana do Porto é a região onde se verificam os preços mais elevados, seguindo-se Oeste, Coimbra, Tâmega e Sousa e Lezíria do Tejo.

Em sentido contrário destacam-se Alentejo Litoral, Baixo Alentejo, Douro, Trás-os-Montes e Viseu Dão Lafões.

A disparidade é tão acentuada que há municípios onde a fatura anual da água não passa os 50 euros, e noutros que supera os 200. Trofa e Santo Tirso são os exemplos mais significativos, onde o custo anual de 120 metros cúbicos (m3) supera os 264 euros, enquanto em Terras do Bouro ou em Penedono fica por 46,50 e 53,80 euros, respetivamente, adianta o JN.

De realçar também que o aumento do preço da água tem sido sempre superior ao incremento da inflação entre 2018 e 2020.

+ notícias: Norte

Vai nascer nova zona industrial em Fafe

A Câmara de Fafe aprovou por unanimidade a execução de uma área de acolhimento empresarial na localidade de Regadas, com 46,7 hectares, divulgou esta terça-feira a autarquia.

Mirandela. Aberto concurso para construção de central de compostagem no Cachão

A empresa Águas do Norte S.A publicou esta terça-feira em Diário da República o anúncio do concurso público para a obra de conceção e construção de uma central de compostagem no Cachão, no concelho de Mirandela, distrito de Bragança.