Festival Primavera Sound assinala 10.ª edição no Porto com mais dias e um recinto maior

| Porto
Porto Canal/Agências

O festival Primavera Sound, que acontece de 7 a 10 de junho, no Porto, assinala a sua 10.ª edição com mais dias e artistas e um investimento e recinto maior, anunciou esta terça-feira o diretor do evento.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da edição de 2023, o diretor do Primavera Sound Porto, José Barreiro, revelou que crescimento é a palavra que caracteriza o festival, no ano em que celebra a sua décima edição.

O festival 'cresce' de três para quatro dias, de 60 para 76 artistas e para uma capacidade de acolher 45 mil pessoas diárias ao invés das anteriores 35 mil, fruto do aumento do recinto – parque da cidade – em cerca de seis hectares, explicou.

Em termos de orçamento, José Barreiro revelou que é de 13 milhões de euros não tendo, para já, nenhum grande patrocinador oficial.

“Teremos novidades [sobre patrocínios] em breve porque há muita coisa a ser negociada. É claro que o apoio da autarquia é muito importante, mas não resolve todos os problemas porque falamos de um investimento de 13 milhões de euros e precisamos não só de apoio público, mas privado”, salientou.

José Barreiro acredita que o crescimento sustentável do festival passa pela atração de mais público estrangeiro, nomeadamente do americano que, na edição de 2022, rondou os 1.000.

Acrescentando que o público espanhol, inglês, italiano e alemão já se deixou “conquistar” pelo Primavera Sound do Porto.

Em termos de cartaz, o diretor do evento destacou presenças como as de Rosália, Kendrick Lamar, New Order, Blur, Pet Shop Bois e Halsey.

Já esta terça-feira, na sua página oficial de Facebook, a organização do festival anunciou que devido a problemas logísticos que lhe são alheios o concerto de FKA Twigs foi cancelado, tendo sido substituído por Alison Goldfrapp.

“É o cartaz mais ambicioso que fizemos em 10 anos de história. É um cartaz profundo e transversal”, disse o diretor do Primavera Sound Barcelona, Alfonso Lanza, igualmente presente na conferência de imprensa.

E, sobre o cartaz, Alfonso Lanza frisou que o mesmo é paritário.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, contou que o apoio desta para o festival passou de cerca de 200 mil euros para 650 mil.

O aumento da capacidade de acolhimento de público não assusta o autarca que realçou que o Porto está “à altura” quer em termos de alojamento, quer de restauração.

Rui Moreira aproveitou ainda a ocasião para lançar críticas às agências publicitárias por se concentrarem em Lisboa, esquecendo-se que alguns dos consumidores dos seus produtos também vivem no Porto.

“Verificamos que no sul os festivais conseguem concentrar os apoios das marcas e um festival como este tem uma enorme dificuldade, por isso, eu chamo à atenção da indústria nortenha que trabalha com essas agências que de vez em quando é preciso alertar que alguns dos consumidores dos seus produtos também vivem cá”, frisou.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).