IGAS investiga morte de paciente no Hospital de Guimarães após cirurgia aos ovários

IGAS investiga morte de paciente no Hospital de Guimarães após cirurgia aos ovários
| Norte
Porto Canal / Agências

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta terça-feira a abertura de inquérito para investigar as circunstâncias da morte de uma paciente, após a família acusar o Hospital de Guimarães de negligência médica durante uma cirurgia aos ovários.

“Informamos que a IGAS determinou a abertura de um processo de inquérito”, respondeu esta entidade à agência Lusa.

Na segunda-feira, o Hospital de Guimarães indicou ter aberto também um inquérito na sequência da morte de Irene Ribeiro, de 66 anos.

“O Hospital da Senhora da Oliveira - Guimarães, EPE, no âmbito da sua política de avaliação de risco e eventos adversos, iniciou o processo de inquérito para averiguar o modo de realização desta cirurgia, o risco associado à sua execução e o contexto - história clínica da paciente”, refere o hospital, na resposta enviada à Lusa.

Na edição de segunda-feira, o diário Correio da Manhã (CM) noticiou que a família da paciente acusa o Hospital de Guimarães de “erro durante a operação” aos ovários, na qual “terão sido perfurados os intestinos, situação que provocou a uma infeção interna grave”, levando à sua morte.

A unidade hospitalar acrescentou que “o inquérito encontra-se em curso, não sendo possível, nesta data, antecipar qualquer conclusão”.

Na segunda-feira, a Lusa questionou também a Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre se o Ministério Público (MP) determinou a abertura de um inquérito, mas até ao momento ainda não obteve resposta.

O funeral de Irene Ribeiro, previsto para segunda-feira, não se realizou, segundo alguns órgãos de comunicação social, devido ao facto de o MP ter determinado a autópsia, na sequência de uma queixa apresentada pela família, por suspeitas de negligência médica.

Segundo o CM, a senhora morreu durante o fim de semana nos Cuidados Intensivos do Hospital de Guimarães, depois de complicações decorrentes de uma intervenção cirúrgica aos ovários.

“Foi operada na terça-feira [14 de março] a um tumor benigno. No final, disseram que correu bem, mas, afinal, não foi bem assim”, explicou a filha da doente ao jornal.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.