Pinto da Costa conta a história do poema “Aleluia” de Pedro Homem de Mello 

| Porto
Porto Canal

De forma a assinalar o Dia Mundial da Poesia, que se celebra esta terça-feira, Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, declama e conta a história por detrás do poema "Aleluia" de Pedro Homem de Mello, escrito em 1970 como dedicatória ao clube, para exaltar as suas qualidades. 

Pensado como ponto de ligação entre a cidade e o FC Porto, o poema foi imortalizado num painel de azulejos colocado à entrada para a zona dos balneários do antigo Estádio das Antas. Quando se avançou para a sua demolição, em 2004, houve a ideia de preservar o painel, que atualmente se encontra em exposição no Museu FC Porto.

Num texto pleno de expressões que se tornaram referências do portismo, o autor, em 1975, explicou ao jornal “O Porto” o motivo da obra: “É simples! O FC Porto pertence à cidade como pertence a Torre dos Clérigos… Ao nome deste clube está ligada não apenas a minha terra natal, mas a terra que mais fortemente marcou a vida que me fez poeta”.

Pinto da Costa revela agora a história por detrás do poema épico que ficou, desde logo, associado indelevelmente à história dos "Azuis e brancos". 

"Eu tive o privilégio de ser diretor do FC Porto na presidência do Sr. Afonso Pinto Magalhães e um dia estávamos a conversar e ele disse-me: “Nós precisávamos de arranjar um poema sobre o FC Porto”, começou por dizer.

"Eu disse-lhe: “Olhe, eu conheço um poeta, que é o Pedro Homem de Mello, que é amigo da minha irmã, que eram ambos professores no mesmo liceu, posso-lhe falar. Ele para no café Diu, falo-lhe e até o trago aqui”. E logo no dia seguinte fui ao café Diu, falei com o Pedro Homem de Mello. Ele concordou e marcamos um dia e fomos à antiga Sede do FC Porto. Ele ficou entusiasmado, tinha muito gosto em ligar o nome dele ao FC Porto e dois dias depois já tinha o poema pronto e nós gostamos imenso", acrescentou o líder máximo dos 'Dragões'. 

Pinto da Costa salienta que o poema "perpetua dois homens, sobretudo o Pedro Homem de Mello, que foi um grande poeta e para mim o Sr. Afonso Pinto Magalhães, que foi um grande Presidente". 

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.