Conselho das Escolas opõe-se a novo modelo de colocação de professores

Conselho das Escolas opõe-se a novo modelo de colocação de professores
| País
Porto Canal

O órgão que representa os diretores escolares junto do Ministério da Educação (ME), opôs-se formalmente, na passada segunda-feira, às mudanças que o ministério não cedeu.

O Conselho das Escolas demonstrou-se contra alguns pontos que ficaram da proposta inicial do ministério sobre um novo regime de recrutamento e gestão de professores. A proposta foi aprovada na semana passada pelo Conselho de Ministros.

De acordo com o PÚBLICO, o primeiro ponto a ser enfatizado diz respeito à oposição da criação dos conselhos locais de diretores, atualmente denominados de Conselhos de Zona Pedagógica. O CE afirma ao mesmo jornal que, apesar da medida ser uma ajuda para “mitigar a falta de professores”, a sua implementação demonstra-se demasiado complexa e, por isso, não permite obter benefícios significativos.

O segundo ponto a ser abordado, é a previsão dos docentes do quadro, com menos horas de aulas atribuídas, passem a lecionar em dois agrupamentos distintos, ao qual a CE também se opõe.

Em resposta ao mesmo jornal, o Ministério da Educação afirmou que existe “margem para integrar contributos até ao envio do diploma para promulgação”.

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.