Gaia implementa sistema inovador para poupar água nas escolas

Gaia implementa sistema inovador para poupar água nas escolas
CM Gaia
| Norte
Porto Canal

A Escola da Bandeira, em Gaia, implementou um projeto inovador de poupança de água. Nos dias de chuva, a água recolhida pelas caleiras será drenada e armazenada por um equipamento para depois ser utilizada nos autoclismos, de forma a reduzir o consumo entre 30.000 a 40.000 litros.

Este sistema pode alimentar os sanitários durante todo o inverno, se chover o suficiente durante a estação, garante o presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, Miguel Lemos, ao Jornal de Notícias.

Por enquanto, este é um projeto-piloto, que será alargado, a curto-prazo, a mais seis estabelecimentos escolares do concelho e, em seguida, aos restantes.

Miguel Lemos revelou ainda que é intenção da empresa municipal alargar a reutilização das águas residuais para a limpeza de ruas e o sistema de rega de jardins. Só falta o parecer positivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para avançar com o projeto, afirma o presidente do Conselho de Administração ao JN.

O mecanismo já está pronto há dois anos, mas o processo de análise e de verificação do sistema tem vindo a atrasar a autorização da APA. Miguel Lemos mantém-se positivo e revela ao JN que a luz verde para avançar com o projeto deverá chegar em breve.

 

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.