“Uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”. Assembleia Municipal do Porto aprova voto de pesar pela morte de Rui Nabeiro

“Uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”. Assembleia Municipal do Porto aprova voto de pesar pela morte de Rui Nabeiro
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do Comendador Rui Nabeiro, proposto pelo Grupo Municipal do Partido Socialista (PS), e cumpriu um minuto de silêncio, relembrando “uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”.

“Tornou-se num exemplo inspirador, um dos maiores e melhores empresários portugueses, com o espírito transformador capaz de criar riqueza e coloca-a ao serviço da comunidade, sempre com sensibilidade social, tornando-os numa das figuras mais consensuais do nosso tempo.”, recordou Agostinho Sousa Pinto, líder do Grupo Municipal do PS, que solicitou o voto de pesar.

Rui Nabeiro, que faleceu no passado domingo, dia 19 de março, foi relembrado pelo “seu talento, otimismo e esperança caracterizados pelo seu sorriso sincero e constante” que o tornaram num “símbolo de progresso e solidariedade”.

“[Rui Nabeiro] marcou este país, a partir de um ponto no interior, dando-nos uma lição de possibilidade, de vontade, e de empreendedorismo absolutamente notáveis” afirmou Raúl Almeida, líder do Grupo Municipal do Movimento Rui Moreira, que se associou ao voto de pesar.

O membro da assembleia relembrou o “respeito com que sempre tratou o trabalho e os trabalhadores, e a forma como a sua fortuna cresceu sem deixar os outros para trás” que compõem uma “vida notável".

“A capacidade de contruir em conjunto e com respeito, valorizando o trabalho e os trabalhadores é, para mim, um grande legado que exige que nos curvemos aqui com todo o respeito perante a memória do Comendador Rui Nabeiro”, concluiu.

Também o Grupo Municipal do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), na pessoa de Paulo Vieira de Castro, se associou ao voto de pesar, lembrando o Comendador Rui Nabeiro como uma das pessoas da indústria que chamou a atenção do país para as alterações climáticas.

+ notícias: Porto

Secretário de Estado diz que imigração contribui para sustentabilidade da Segurança Social

A imigração está a contribuir para a sustentabilidade da Segurança Social, numa altura em que atingiu o maior saldo dos últimos dez anos, disse esta sexta-feira o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.

91% das cantinas escolares do Porto fechadas devido a greve dos trabalhadores

A greve dos trabalhadores das cantinas, refeitórios e bares concessionados, em protesto contra a proposta da associação AHRESP, levou esta sexta-feira ao encerramento da maioria das cantinas escolares tendo afetado também empresas e hospitais, segundo dirigentes sindicais.

PSP e autarquia do Porto impedem manifestação de professores dentro do Palácio de Cristal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a autarquia do Porto impediram que a manifestação dos professores agendada para este sábado se realize no interior dos jardins do Palácio de Cristal.