“Uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”. Assembleia Municipal do Porto aprova voto de pesar pela morte de Rui Nabeiro

“Uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”. Assembleia Municipal do Porto aprova voto de pesar pela morte de Rui Nabeiro
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do Comendador Rui Nabeiro, proposto pelo Grupo Municipal do Partido Socialista (PS), e cumpriu um minuto de silêncio, relembrando “uma das figuras mais consensuais do nosso tempo”.

“Tornou-se num exemplo inspirador, um dos maiores e melhores empresários portugueses, com o espírito transformador capaz de criar riqueza e coloca-a ao serviço da comunidade, sempre com sensibilidade social, tornando-os numa das figuras mais consensuais do nosso tempo.”, recordou Agostinho Sousa Pinto, líder do Grupo Municipal do PS, que solicitou o voto de pesar.

Rui Nabeiro, que faleceu no passado domingo, dia 19 de março, foi relembrado pelo “seu talento, otimismo e esperança caracterizados pelo seu sorriso sincero e constante” que o tornaram num “símbolo de progresso e solidariedade”.

“[Rui Nabeiro] marcou este país, a partir de um ponto no interior, dando-nos uma lição de possibilidade, de vontade, e de empreendedorismo absolutamente notáveis” afirmou Raúl Almeida, líder do Grupo Municipal do Movimento Rui Moreira, que se associou ao voto de pesar.

O membro da assembleia relembrou o “respeito com que sempre tratou o trabalho e os trabalhadores, e a forma como a sua fortuna cresceu sem deixar os outros para trás” que compõem uma “vida notável".

“A capacidade de contruir em conjunto e com respeito, valorizando o trabalho e os trabalhadores é, para mim, um grande legado que exige que nos curvemos aqui com todo o respeito perante a memória do Comendador Rui Nabeiro”, concluiu.

Também o Grupo Municipal do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), na pessoa de Paulo Vieira de Castro, se associou ao voto de pesar, lembrando o Comendador Rui Nabeiro como uma das pessoas da indústria que chamou a atenção do país para as alterações climáticas.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.