Estratégia do Governo para a Habitação? Marina Gonçalves diz que resposta está na concretização de programas

| Norte
Porto Canal

Depois de Cavaco Silva ter criticado as novas medidas do Governo destinadas à habitação, a ministra Marina Gonçalves disse que a resposta está na concretização dos programas, como a obra que visitou na manhã desta segunda-feira em Matosinhos.

São imóveis devolutos que estão há mais de duas décadas em Matosinhos e que daqui para a frente terão uma nova vida. Trata-se de uma obra inacabada de uma empresa que abriu insolvência e que originou a colocação dos imóveis em hasta pública. A Câmara Municipal de Matosinhos exerceu o direito de preferência e de um projeto que contaria com 70 frações, resultarão 105, com tipologias que vão desde T1s a T3s.

O concurso para a empreitada do Conjunto Habitacional Flor de Infesta será lançado no verão e corresponderá a um investimento de cerca de 18 milhões, totalmente financiados pelo PRR.

Apesar de reconhecer o dia histórico para São Mamede de Infesta, a presidente da Câmara de Matosinhos lembrou que é preciso transferir mais habitação do Estado para os municípios.

“É preciso que o Estado entregue rapidamente às autarquias imóveis que têm nos nossos municípios e que não têm o melhor uso” e é também “preciso manter a visão de que a reabilitação urbana serve para reabilitar fogos e áreas importantes da cidade”, disse Luísa Salgueiro à margem do evento.

Ainda assim, a presidente da autarquia de Matosinhos deixou claro que “é preciso continuar a confiar nos municípios, porque seremos os grandes motores de execução de toda a estratégia nacional de habitação”.

Em declarações ao Porto Canal, Marina Gonçalves reconheceu que ainda há um caminho a percorrer no que toca à identificação e transferência dos imóveis devolutos.

Em relação às fortes críticas tecidas pelo antigo Presidente da República, Cavaco Silva, à estratégia do Governo para a habitação, Marina Gonçalves disse que a resposta está na concretização dos programas.

Já Luísa Salgueiro, que se levantou durante o discurso de Cavaco Silva no passado sábado, preferiu não comentar.

Na cerimónia desta segunda-feira decorreu também a assinatura de um aditamento ao protocolo entre o município de Matosinhos e o IHRU, no âmbito do PRR, para a construção de 204 habitações de arrendamento acessível.

A assinatura do protocolo de financiamento com o município de Matosinhos decorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença da Ministra da Habitação.

+ notícias: Norte

Trovoadas "frequentes e concentradas" vão afetar alguns distritos do Norte 

Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo e Braga, estão na quinta-feira sob aviso laranja devido à previsão de trovadas “frequentes e concentradas”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Empresa de Chaves paga sete mil euros por vaca galega com dez anos

A empresa portuguesa Serragados-Comércio de Gado, de Chaves, pagou mais de sete mil euros (7139) por uma vaca galega com cerca de dez anos que foi vendida na Central Agropecuária da Galiza, em Silleda, Espanha.

Guarda quer ser Capital Regional dos Santos Populares

O presidente da Câmara da Guarda disse esta quarta-feira que pretende afirmar a cidade como Capital Regional dos Santos Populares, com a realização do evento "Santos da Guarda", que vai decorrer entre 8 e 25 de junho.