Câmara de Braga lança novo concurso para praia do Cavadinho por 840 mil euros

Câmara de Braga lança novo concurso para praia do Cavadinho por 840 mil euros
Câmara Municipal de Braga
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara de Braga aprovou esta segunda-feira o lançamento de um novo concurso público para a “construção” da praia fluvial do Cavadinho, em Crespos, por 840 mil euros, um valor 300 mil euros acima do primeiro concurso.

O vereador do Ambiente, Altino Bessa, explicou que, no primeiro concurso, lançado em 2018, a obra foi adjudicada por cerca de 500 mil euros, mas a empresa vencedora acabou por desistir da empreitada, alegando que iria ter um prejuízo superior a 200 mil euros.

Segundo Altino Bessa, a pandemia de covid-19 e a guerra na Ucrânia provocaram uma “escalada de preços”, levando à desistência do empreiteiro.

Como o empreiteiro tem lá “obra feita”, foi celebrado um acordo com o município para o respetivo pagamento e, entretanto, preparado um novo concurso, cuja abertura foi esta segunda-feira aprovada.

O vencedor terá 240 dias para dar a obra por concluída.

Altino Bessa garantiu que na abertura da época balnear de 2024 a “nova” praia estará disponível, com um edifício de apoio, um parque de estacionamento e uma rede de acesso automóvel e pedonal.

“Se possível, já com candidatura a bandeira azul”, referiu.

O PS, pela voz do vereador Artur Feio, disse que são “recorrentes” no concelho as situações de concursos repetidos por ficarem vazios, adiando obras “absolutamente necessárias”.

Já a vereadora da CDU quer saber o que aconteceu a uma alegada recuperação daquela área publicitada numa placa, em 2011, que aludia a fundos comunitários.

Bárbara Barros disse que vai ser pedido à Comunidade Intermunicipal do Cávado que esclareça se houve ou não fundos comunitários e, em caso afirmativo, para onde é que eles foram.

Altino Bessa disse que "não houve financiamento” para aquela zona.

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).