Custos de produção da indústria alimentar recuam pela primeira vez desde setembro

Custos de produção da indústria alimentar recuam pela primeira vez desde setembro
| Economia
Porto Canal

Os custos de produção da indústria alimentar caíram, em fevereiro, pela primeira vez desde setembro de 2021. Ainda assim, os valores permanecem muito elevados.

O índice de preços de produção da indústria alimentar diminuiu 0,2% em fevereiro face ao mês anterior, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já em termos homólogos, em fevereiro, os preços de produção da indústria alimentar subiram significativamente. Os custos associados a esta indústria aumentaram 27,8% face a fevereiro de 2022.

Isto é, embora a subida tenha abrandado ligeiramente face ao mês anterior, a inflação registada nos alimentos e bebidas constitui o valor mais elevado desde maio de 1985, de acordo com o INE.

Apesar disso, este é o terceiro mês consecutivo em que o crescimento homólogo perde força. Em novembro de 2022, o aumento de preços em relação ao mesmo mês no ano anterior, estava fixado nos 32,7%.

O índice de preços de produção é um dos indicadores analisados pelos especialistas para tentar prever o comportamento da inflação, o que significa que com esta descida nos custos de produção, a inflação pode abrandar.

 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.