Vinte e uma casas poderão ser demolidas com renovação da ferrovia entre Contumil e Ermesinde

Vinte e uma casas poderão ser demolidas com renovação da ferrovia entre Contumil e Ermesinde
| Norte
Porto Canal/Agências

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), consultado pela Lusa, prevê a demolição de 88 edifícios ao longo do traçado, dos quais 21 habitações atualmente em uso.

"Com a implementação do projeto serão demolidas noventa construções (oitenta e oito no Troço de Contumil – Ermesinde e duas na Ligação da Rua Garcia da Orta – Rua Padre Joaquim das Neves). Destas habitações, vinte e uma correspondem a habitações em uso, sendo as restantes garagens/anexos/armazéns ou habitações abandonadas", pode ler-se no resumo não técnico do EIA, datado de fevereiro, disponibilizado na passada semana no 'site' da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Em causa está a quadruplicação da linha ferroviária do Minho entre as estações de Contumil (Porto) e Ermesinde (Valongo), que deverá avançar em 2024 e custar 120 milhões de euros, segundo disse à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

O estudo divide demolições em quatro áreas, sendo a primeira nos concelhos do Porto e Gondomar, a norte da estação de Contumil, "uma zona constituída por um aglomerado de habitações, alguns anexos existentes nos logradouros e uns anexos de apoio a trabalhos agrícolas/abrigos para animais", na rua da Ranha.

Assim, "pelas características da sua localização (proximidade à via, implicações na estabilidade da estrutura ou outra), verifica-se assim a necessidade de demolição de um conjunto de anexos e/ou outras construções associadas às habitações, sendo de destacar ainda a necessidade de demolição de 2 habitações", pode ler-se no documento.

Na segunda zona, já em Rio Tinto (Gondomar), no lado direito "está prevista a demolição de uma habitação" onde " atualmente funciona um espaço de culto religioso (...), um conjunto de armazéns com função industrial e ainda alguns anexos/telheiros", e no lado esquerdo "há ainda a referir a demolição de um pequeno anexo".

Já na terceira, referente à intervenção na estação de Rio Tinto, "as demolições necessárias executar incidem em cinco habitações, das quais quatro encontram-se devolutas", estando também prevista "a demolição de um conjunto de anexos, garagens e outras construções".

Na quarta zona, já envolvendo os concelhos de Valongo e Maia, as demolições previstas "correspondem a quatro habitações (uma no concelho de Gondomar, uma no concelho da Maia e duas no concelho de Valongo", estando ainda prevista "a demolição de duas garagens, duas anexos e um armazém".

De acordo com o EIA publicado no 'site' da APA, "a fase de construção do projeto terá a duração de 42 meses, a que acrescem três meses para a montagem e desmontagem dos estaleiros de obra".

A execução de toda a empreitada de quadruplicação da linha está dependente da emissão de uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável e "dos eventuais ajustes que venham a ser impostos" pela APA no processo em curso, iniciado em outubro de 2022.

Em fevereiro de 2020, após uma consulta pública em outubro de 2019, a APA declarou a não conformidade de um anterior projeto de execução para a quadruplicação do troço, que se baseava numa DIA emitida em 2009.

Quanto ao novo projeto, "decorrendo nos prazos habituais, estima-se que a DIA venha a ser concedida no final do 1.º semestre de 2023" .

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.