Moradores de zonas de risco impedidos de sair de casa em dias propícios a incêndios

Moradores de zonas de risco impedidos de sair de casa em dias propícios a incêndios
| País
Porto Canal

Os moradores de zonas de risco de incêndio elevado e muito elevado, próximas de áreas florestais, não podem sair de casa nos dias em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) previr temperaturas elevadas e níveis de humidade propícios à ocorrência de fogos rurais.

Emílio Torrão, presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra denuncia que a Carta de Perigosidade limita os direitos dos cidadãos que vivem junto a áreas florestais.

O líder da CIM de Coimbra rejeita o documento uma vez que, na sua perspetiva, não resolve a situação de perigo vivida na zona florestal em dias de especial calor e ainda pode resultar em elevados prejuízos ao nível do turismo, por exemplo, informa o JN.

Fernando Queiroga, membro do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), receia que a retirada de pessoas destes territórios contribua para o aumento do número de incêndios, já que nesta condição a autarquia ficaria responsável pela limpeza de toda a área de perigosidade, de acordo com o JN.

Os autarcas alertam para o facto de a carta não estar atualizada e de ser urgente adequá-la à realidade territorial. Para atender a estas reivindicações, a comissão de acompanhamento pediu a suspensão da carta até 31 de dezembro, ao ministro do Ambiente.

Por enquanto, os planos municipais de defesa da floresta contra incêndios vão continuar em vigor.

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.