Cinco ex-examinadores de condução vão para a cadeia por prática de corrupção

Cinco ex-examinadores de condução vão para a cadeia por prática de corrupção
| Norte
Porto Canal

Cinco ex-examinadores do antigo centro de exames de Vila Verde, em Braga, vão para a prisão. Segundo avança o ‘Jornal de Notícias’, o Tribunal Constitucional confirmou a decisão proferida, em 2019, pelo Tribunal da Relação de Guimarães de manter a condenação de prisão efetiva aos cinco instrutores pela prática de crimes de corrupção nos exames de condução.

Dos cinco antigos instrutores, três tiveram as penas reduzidas pelo Tribunal de Relação de Guimarães. Tal como noticia o ‘Jornal de Notícias’, Joaquim Oliveira, viu a sua pena reduzida de dez para oito anos, José Mota, de seis para cinco anos e meio, e João Abreu, de sete para cinco anos e meio.

Além da pena de prisão, os cinco arguidos terão ainda pagar ao Estado uma multa de 730 mil euros.

“Os juízes desembargadores mantiveram as penas a outros 25 arguidos, incluindo as de prisão efetiva aplicadas aos examinadores João Ribeiro e João Cancela”, adiantou o ‘Jornal de Notícias’.

O ‘Jornal de Notícias’ dá conta ainda que um dos visados deste esquema, foi o futebolista Fábio Coentrão que pagou 4000 euros.

O esquema consistia no pagamento, por parte dos alunos, entre mil a 1500 euros para que fossem ajudados no exame do código de condução e entre 100 a 150 euros no exame prático.

Recorde-se que já em 2018, o Tribunal de Braga condenou examinadores, donos de escolas, instrutores e alunos, no total de 47 arguidos, 42 com penas suspensas.

Segundo o ‘Jornal de Notícias’, o caso envolveu escolas de Vila Verde, Barcelos, Ponte de Lima, Vizela e Guimarães, entre 2008 e 2013.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.