FC Porto (Basquetebol): Porto até ao fim

FC Porto (Basquetebol): Porto até ao fim
| Desporto
Porto Canal

A equipa de basquetebol do FC Porto regressou aos bons resultados com uma vitória suada e saborosa frente ao Sporting. Regressados da Finlândia, onde terminaram a histórica campanha europeia, os Dragões venceram os de Alvalade pela margem mínima (72-71) no Dragão Arena e ascenderam à liderança partilhada da segunda fase da Liga com 45 pontos, tantos quantos ambos os rivais da Segunda Circular.

Algo ansiosa, desgastada e privada de duas figuras de proa - Teyvon Myers cumpriu castigo e Charlon Kloof continua lesionado -, a equipa da casa consentiu que os visitantes entrassem a dominar praticamente todos os capítulos da estatística num confronto entre as duas melhores defesas da Liga. Prova disso foi o facto de a pontuação portista nos dez minutos inaugurais ter estado a cargo de somente dois jogadores - oito de Max Landis e cinco de Michael Finke -, o que permitiu aos lisboetas um avanço de cinco (13-18).

Esse avanço chegou a duplicar no segundo período (22-32), até Miguel Maria Cardoso, Francisco Amarante e Marvin Clark II se chegarem à frente e contribuírem de forma decisiva para o parcial de 12-4 que diminuiu o atraso para apenas uma posse de bola ao intervalo (34-36).

O que quer que Fernando Sá tenha dito aos atletas na cabine funcionou na perfeição e a etapa complementar não poderia ter começado melhor. Três triplos consecutivos contribuíram de sobremaneira para um arranque perfeito (11-0) que deu a volta ao marcador e reforçou a tendências exteriores de ambos os conjuntos: 11 lançamentos convertidos pelo FC Porto desde o perímetro contra um só pelo Sporting.

A vencerem por seis (57-51) à entrada para o derradeiro quarto, os azuis e brancos voltaram num ápice aos dois dígitos de vantagem, mas a cabeça fria demonstrada na defesa não se refletia na tabela oposta e essa superioridade desvaneceu tão depressa quanto havia surgido. Com tudo empatado a um minuto da buzina, Brian Conklin concretizou o primeiro lance livre, falhou o segundo e não concretizou o último ataque, mas o único ponto marcado nos 60 segundos finais foi suficiente para decidir o clássico (72-71)

“É uma vitória muito importante que coloca as três equipas no primeiro lugar mas, mais do que a vitória, o que me deixa satisfeito é a forma como os jogadores reagiram perante a quantidade de jogos e falta de treinos. Fizemos um treino, tivemos 7 jogos em 22 dias e a sobrecarga física e mental é grande, porque jogando a um nível superior as derrotas acontecem mais vezes e são difíceis de digerir. Esta resposta faz parte do progresso e da preparação para o nível a que queremos estar nos playoffs”, declarou Fernando Sá após o término da contenda.

A campanha no Grupo A prossegue com uma receção aos açorianos do Lusitânia agendada para as 20 horas de quarta-feira (FC Porto TV/Porto Canal).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-SPORTING, 72-71
Liga Portuguesa de Basquetebol, Grupo A, 3.ª jornada
19 de março de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Luís Lopes, Nuno Monteiro e Pedro Lourenço

FC PORTO: Miguel Maria (10), Max Landis (18), Marvin Clark II (18), Brian Conklin (3) e Michael Finke (8)
Suplentes: Vlad Voytso, Keven Gomes, Francisco Amarante (6), João Guerreiro (3), Pedro Santos, Miguel Queiroz (6) e Luís Silva
Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Travante Williams (9), João Fernandes, André Cruz (6), Gerald Armwood (9) e Marcus Lovett Jr. (22)
Suplentes: Eddy Polanco (1), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura (7), António Monteiro, Diogo Araújo e Joshua Patton (12)
Treinador: Pedro Nuno

Ao intervalo: 34-36
Parciais: 13-18, 21-18, 23-15 e 15-20

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Sporting

Já estão disponíveis os bilhetes para o FC Porto-Sporting (sábado, 20h00 FC Porto TV/Porto Canal), referente à terceira ronda da fase final do campeonato Andebol 1.

Joana Resende: "É preciso querer muito esta vitória"

O fator casa tem prevalecido na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão e a eliminatória, disputada à melhor de cinco e empatada 1-1, está de regresso ao Dragão Arena. No jogo 1, o FC Porto venceu por 3-1, mas o PV Colégio Efanor aplicou a mesma receita no Jogo 2 e as duas equipas vão reencontrar-se com uma vitória cada. Na projeção do encontro que se disputa esta quinta-feira (18h00, FC Porto TV/Porto Canal), Joana Resende falou de “um dia menos bem conseguido” no passado domingo, mas garantiu que as portistas estão preparadas para dar uma resposta forte. “A lotação já está esgotada e sei que os nossos adeptos vêm em força, por isso peço-lhes para fazerem muito barulho e para acreditarem tanto como nós”, acrescentou a capitã das tricampeãs nacionais.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão.