Freixo de Espada à Cinta traz ao Portugal Fashion a seda artesanal

| Porto
Porto Canal

O município de Freixo de Espada à Cinta decidiu trazer até ao Portugal Fashion a seda artesanal. Ao longo deste sábado, o processo onde se produz e trabalha de forma 100% artesanal foi apresentado ao vivo no World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

As chamadas laboriosas artesãs criam o bicho-da-seda e preparam o fio até estar pronto para ser usado nos teares. Ao longo de todo o processo são utilizados instrumentos e métodos ancestrais.

Ao Porto Canal, Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, disse que este tipo de eventos permite projetar para o futuro a seda do município. Alicerçando a moda à seda de Freixo de Espada à Cinta respeita-se “aquilo que é carismático e emblemático que é a seda 100% natural”.

Esta iniciativa passa por uma estratégia que traz grande valor aos municípios e aproxima o Portugal Fashion às tradições portuguesas.

Dessa forma, o evento que promove o setor têxtil e o vestuário português pretende criar laços entre a moda e as atividades tradicionais portuguesas.

+ notícias: Porto

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

PSP registou 244 atropelamentos em 4034 acidentes no Porto em 2023

A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto registou 244 atropelamentos no concelho em 2023, num total de 4.034 acidentes aos quais foi chamada a intervir, de acordo com dados adiantados à agência Lusa.