FC Porto (Hóquei em Patins): Transição perfeita para a final 4 da Taça

FC Porto (Hóquei em Patins): Transição perfeita para a final 4 da Taça
| Desporto
Porto Canal

Um FC Porto em grande nível defensivo e com qualidade de campeão do mundo na transição ofensiva derrotou o Valongo por 5-1 nos quartos de final da Taça de Portugal e carimbou a passagem à final 4 da prova que defende. O sorteio das meias-finais e da final está marcado para 22 de março e tudo ficará decidido a 29 e 30 de abril, em Tomar.

O primeiro grande momento da tarde aconteceu ainda antes do apito inicial. Gonçalo Alves foi homenageado pelos 300 jogos de azul e branco e recebeu, além de uma camisola alusiva ao marco entregue por Eurico Pinto, os aplausos de todos os presentes no pavilhão, inclusive dos adversários.

A primeira parte da eliminatória ficou marcada pela perfeição com que os Dragões executaram o plano defensivo e saíram em transições ofensivas. Com velocidade, qualidade e pragmatismo, concretizaram situações individuais, de dois para um e de três para dois.

O primeiro a faturar foi Carlo Di Benedetto (9m) que, após intercetar um passe dos oponentes no meio-campo, furou pela esquerda e rematou forte e certeiro, sem dar hipótese a Alejandro Edo. No minuto seguinte, brilharam Mena e Gonçalo Alves: em mais uma saída rápida, o 7 e 77 combinaram, tendo o luso assistido o argentino para este encostar e fazer o 2-0.

A um quarto de hora do intervalo, o adiantamento tornava-se maior após uma brilhante jogada coletiva, mais uma vez pautada pela velocidade da transição ofensiva portista. Rafa recuperou ainda atrás da baliza de Xavi Malián, conduziu a bola e entregou-a a Gonçalo Alves que, de primeira, voltou a assistir um argentino, desta feita Reinaldo García para o terceiro golo portista do desafio. Ao intervalo, a vantagem era clara (3-0) e o trabalho de casa parecia ter sido muito bem feito pelos atletas de Ricardo Ares.

Logo a abrir a segunda metade do jogo (26m), Facundo Navarro derrubou Gonçalo Alves, viu o cartão azul e Carlo Di Benedetto encaminhou-se para a marca do livre direto. Aí, o 19 tirou o guarda-redes do caminho com grande capacidade técnica e bisou (4-0). O Valongo não tardou a responder e Nuno Santos, contra o sentido da partida, reduziu para os forasteiros (21m).

Até ao final, o jogo ficou decidido nas bolas paradas. Se aos 30 minutos, na sequência da décima falta adversária, Carlo Di Benedetto não conseguiu rematar de forma certeira para o fundo das redes de Alejandro Edo, Gonçalo Alves, de grande penalidade (46m), determinou o desfecho da partida ao fazer o 5-1. Facundo Navarro ainda teve uma oportunidade de reduzir de livre direto na sequência da décima falta portista, mas Xavi Malián agigantou-se e manteve o parcial.

“Cada jogo da Taça é uma final e sabíamos que tínhamos de entrar muito fortes para ganhar. Entrámos muito fortes para alcançar uma vantagem, fomos muito sólidos e muito superiores durante quase o jogo. Todos os atletas se exibiram a um bom nível, ganhar era muito importante e agora vamos seguir para a Liga dos Campeões. Foi uma das exibições mais sólidas que fizemos esta época. Estamos à procura destas situações porque está a ser uma época irregular, mas estamos bem encaminhados, as decisões ainda estão por vir. Estamos a trabalhar bem para ganharmos títulos, que é o que queremos. Todos os jogos têm sido importantes, é certo que na quinta-feira, frente ao Noia, o jogo pode ditar uma passagem à final 8, por isso é um encontro que vamos trabalhar para ganhar”, afirmou Ricardo Ares após o término do embate.

Segue-se um embate com o Noia para a Liga dos Campeões na próxima quinta-feira, no Dragão Arena (20h00, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-VALONGO, 5-1
Taça de Portugal, quartos de final
18 de março de 2023
Dragão Arena

Árbitros: Fernando Vasconcelos e Rui Torres

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Tiago Rodrigues (g.r.), Xavier Barroso, Rafa, Reinaldo García (cap.) e Diogo Barata
Treinador: Ricardo Ares

VALONGO: Alejandro Edo (g.r.), Rafael Bessa, Nuno Santos (cap.), Facundo Navarro e Facundo Bridge
Suplentes: Gonçalo Bento (g.r.), Miguel Moura, Francisco Silva, Diogo Abreu e Gabriel Azevedo
Treinador: Edo Bosch

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Carlo Di Benedetto (9m e 26m), Ezequiel Mena (10m), Reinaldo García (15m), Nuno Santos (29m) e Gonçalo Alves (46m)

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

FC Porto é a equipa com mais internacionais da Primeira Liga

Após as estreias de Francisco Conceição pela seleção portuguesa e de Wenderson Galeno pela seleção brasileira, o FC Porto tornou-se a equipa da Liga Portugal com mais internacionais.