Músico minhoto escolhido pela Sinfónica de Londres para liderar naipe de clarinetes

Músico minhoto escolhido pela Sinfónica de Londres para liderar naipe de clarinetes
| Norte
Porto Canal / Agências

Sérgio Pires, atual chefe do naipe de clarinetistas da Orquestra Sinfónica de Londres (OSL), foi escolhido entre 90 candidatos a um dos principais postos da formação sinfónica, o que foi “uma grande surpresa”, como disse à agência Lusa.

O músico afirmou que foi “uma conquista” que aconteceu por “coincidência”, pois estava em Londres a gravar um álbum com o clarinetista Michael Collins, quando abriu concurso e decidiu candidatar-se.

O músico nascido em 1995 no concelho de Vieira do Minho, que iniciou os estudos musicais em Guimarães, passou as sucessivas provas até que ficou com o lugar.

Para o clarinetista, “foi uma surpresa maior”, “algo com que nem sequer tinha sonhado”, e realçou a “notoriedade internacional” da orquestra britânica, que “atrai até público não habitual dos programas de música clássica, muito graças às gravações das bandas sonoras [dos filmes] de Harry Potter e ‘O Senhor dos Anéis’”.

“Vai haver muitas digressões no mundo inteiro. A próxima, em abril, é à Austrália”, disse o músico, que já fez digressões com a orquestra londrina à Califórnia e à Europa.

“A Orquestra realiza a cada dois meses uma digressão muito grande, pelas salas mais importantes. Recentemente, em Berlim e Frankfurt, duas ou três semanas antes, as salas já estavam esgotadas, é uma orquestra que toda a gente quer ouvir”.

Sérgio Pires começou cedo a percorrer os palcos internacionais. Aos 18 anos participou na European Union Youth Orchestra, na Gustav Mahler Jugendorchester e na Schleswig - Orquestra do Festival de Holstein, na Alemanha.

Pires já tocou com orquestras como a Filarmónica de Bremen, as orquestras de Câmara e a Sinfónica de Basileia, o Musikkollegium Winterthur, a Orquestra Filarmónica da Transilvânia, a Orquestra de Câmara da Silésia, a Filarmónica de Argovia.

O músico soma participações em festivais de música clássica como o European Music Campus, na Áustria, o Kultursommer Nordhessen, na Alemanha, na série de concertos BBC Proms, em Londres, no Schleswig-Holstein Festival, na Alemanha, no Isang-Yun Festival, na Coreia do Sul, no East Neuk Festival, na Escócia, no Festival Bozen, em Itália.

“Faço bastantes projetos como solista, em quartetos, um bocadinho por todo o lado, andei por aí, na América Latina, nomeadamente no Brasil onde dei aulas em favelas”.

O músico recordou a sua colaboração com a Orquestra Neojiba - Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, “uma espécie de versão ‘El Sistema’ da Venezuela”, sistema didático-pedagógico gratuito de ensino da música para crianças e jovens de todas as camadas socioeconómicas.

“É uma realidade que nos passa um bocadinho ao lado. Eu fui dar aulas a miúdos de oito e dez anos que nos contavam certas histórias… Uma criança contou-me que um dia chegou a casa e encontrou o pai morto num ecoponto", recordou Sérgio Pires.

Na violência desta realidade, acaba por ser "muito bonito ver como ainda têm a alegria de tocar e encontrar [na música] esse refúgio", podendo sair "um bocadinho daquele mundo perigoso".

Para os professores, porém, o ambiente "nunca é um problema", assegurou. "É perigoso entrar sozinho [nas favelas], mas se souberem que vamos lá dar aulas e entrarmos com alguém conhecido, não é problemático”, disse Sérgio Pires referindo que “há respeito pela missão do professor”.

O músico vai apresentar-se pela primeira vez como solista, “à frente de uma orquestra”, no próximo 13 de maio, em Porto Alegre, com a Orquestra Sinfónica da cidade.

Sérgio Pires começou a tocar clarinete aos oito anos, quando regressou da Suíça com os pais que queriam que continuasse a estudar música e interagisse com as outras crianças da sua aldeia no Parque Natural do Gerês.

“Eu e a minha irmã entrámos numa banda filarmónica da zona e, na altura, até queria tocar trompete, mas faltava um clarinete e fiquei com o clarinete”.

Hoje considera o clarinete a sua “melhor forma de se expressar”.

“Adoro o clarinete porque é muito versátil. Tanto toco música clássica, como fado, já toquei jazz. Não é qualquer instrumento que pode fazer isso. É a minha maneira de me exprimir”, disse.

Nascido em 1995, Sérgio Pires iniciou os estudos musicais aos oito anos. Em 2007 matriculou-se na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães, onde estudou até 2013 com Vítor Matos. Depois mudou-se para Basileia, na Suíça, onde estudou com François Benda na Hochschule für Musik der Stadt Basel (Escola Superior de Música do Estado da Basileia), terminando o seu “Master Performance-Solist“, com a mais alta distinção, em 2018.

O músico gravou o seu primeiro álbum em 2020, “durante a [pandemia de] covid-19”. “Arranjei tempo, estava tudo fechado, podia estudar, e arranjei uma editora. Este primeiro CD foi dedicado ao romantismo alemão, com peças de Robert e Clara Schumann.

O segundo CD, gravado em 2021, foi dedicado a compositores de expressão francesa que escreveram para clarinete, explicou, referindo-se ao álbum dedicado a peças de Saint-Saens, Debussy, Honneger, Milhaud, Francis Poulenc e Jean Francaix.

“Depois gravei mais um CD com o clarinetista Michael Collins", um dos principais solistas britânicos, distinguido por interpretações de compositores como Scubert e Mozart. "Isto é, eu faço parte de uma obra do CD dele”, conclui Sérgio Pires que interpreta com Collins a Sonata para dois clarinetes de Francis Poulenc.

"Uma leitura sagaz, pertinente e plena de valentia", lê-se na crítica da revista Gramophone, sobre a interpretação conjunta da obra de juventude do compositor francês.

A OSL foi fundada em 1904, é a primeira orquestra independente do Reino Unido e Hans Richter foi o seu primeiro maestro. Atualmente tem no regente Simon Rattle o seu diretor musical e, a partir de setembro deste ano, Antonio Pappano será o seu maestro titular.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.