Ciclone Freddy fez 438 mortes no Malaui

Ciclone Freddy fez 438 mortes no Malaui
| Mundo
Porto Canal / Agências

O número de mortes no Malaui desde a passagem do ciclone tropical Freddy, no domingo, ascende a 438, anunciou hoje o Departamento de Assuntos de Gestão de Desastres do país.

"O número de mortes subiu de 326 para 438, havendo 918 feridos e 282 pessoas em paradeiro desconhecido", precisou a agência governamental na sexta-feira à noite.

As novas cifras situam o número total de mortos na África austral em mais de 530, desde que o ciclone atingiu repetidamente nas últimas semanas Madagáscar e Moçambique.

Segundo o Departamento de Gestão de Desastres, as inundações, os ventos fortes e os deslizamentos de terra provocados pelo Freddy na região meridional do país forçaram a deslocação de mais de 345.000 pessoas.

Os distritos mais afetados são Blantyre, Chikwawa, Chiradzulu, Machinga, Mulanje, Neno, Nsanje, Phalombe, Thyolo, Zomba e Mangochi.

A cidade homónima de Blantyre, capital comercial e segunda cidade do país, foi dos locais mais afetados, ao registar pelo menos 98 das vítimas mortais.

O fenómeno levou à declaração do "estado de desastre" pelo Presidente, Lazarus Chakwera, que decretou na quinta-feira 14 dias de luto nacional para "honrar as vidas perdidas com o ciclone Freddy".

O Freddy é já um dos ciclones mais duradouros e com uma trajetória mais alargada nas últimas décadas, ao percorrer mais de 10.000 quilómetros desde que se formou no norte da Austrália, em 04 de fevereiro, e atravessou todo o oceano Índico até à África austral.

O ciclone atingiu pela primeira vez no dia 21 de fevereiro a costa oriental de Madagáscar e regressou em 05 de março à ilha, onde deixou um total de 17 mortos e 300.000 pessoas afetadas.

Em Moçambique, o ciclone, que teve o primeiro impacto em 24 de fevereiro e tocou terra novamente em finais da semana passada, causou até ao momento 66 mortes, de acordo com as autoridades moçambicanas.

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o Freddy poderá ter batido o recorde de duração do furacão-tufão John, que durou 31 dias em 1994, apesar de os peritos da organização não confirmarem este recorde até que o ciclone se tenha dissipado.

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.