Mata do Bussaco revela recriação completa da cidade Santa de Jerusalém

Mata do Bussaco revela recriação completa da cidade Santa de Jerusalém
| País
Porto Canal / Agências

Entre adernos e as mais de 200 espécies de árvores e arbustos da Mata Nacional do Bussaco, "esconde-se" a réplica "mais fiel e completa" da cidade Santa de Jerusalém, composta por uma renovada Via Sacra de 21 passos.

"Esta é a única réplica no mundo à escala de Jerusalém. É a mais fiel, a que tem mais elementos bíblicos que nos reportam a Jerusalém", defendeu o presidente da Fundação Mata do Bussaco, Guilherme Duarte.

Em declarações à agência Lusa, Guilherme Duarte evidenciou que as capelas dos 21 passos que compõem a Via Sacra do Bussaco, numa extensão de cerca de três quilómetros, foram intervencionadas em 2019, num investimento que rondou o milhão de euros e que incluiu ainda a requalificação do Convento de Santa Cruz.

"A parte escultórica ainda não está requalificada, mas é um dos nossos objetivos. Mais tarde ou mais cedo terá de ser restaurada", acrescentou.

As pequenas capelas surgem de "cara lavada" e resguardam um conjunto de esculturas, algumas delas incompletas, ora porque o tempo as deteriorou, ora porque as intempéries ou os homens as atingiram.

Ao contrário dos habituais 15 passos que compõem a Paixão de Cristo das demais vias-sacras, a Mata do Bussaco oferece mais seis, que recriam a sua prisão.

Os passos da prisão vão desde o momento da oração no monte das oliveiras até ao momento da condenação por Pilatos no pretório, enquanto os passos da crucificação ou da paixão vão desde a colocação da cruz às costas até ao sepulcro.

A "viagem" a Jerusalém sem sair da Mata Nacional do Bussaco começa precisamente com o passo do Horto, onde Jesus Cristo terá "orado e suado sangue", propondo ao peregrino seguir um caminho, todo ele em paralelos, numa extensão que totaliza três quilómetros.

Para além destas pequenas capelas, encontram-se também integrados na Via Sacra a varanda de Pilatos e o oratório da ermida de habitação do Calvário.

"Até o Convento de Santa Cruz é uma imitação do primeiro Templo Santo de Jerusalém, entre outros elementos cénicos que se encontram na Mata, como a Gruta de São Pedro e as Portas de Siloé. É aqui no Bussaco que encontramos o maior número de elementos bíblicos e que nos reportam a Jerusalém", evidenciou o arqueólogo Rui Baptista.

De acordo com o arqueólogo, também em termos paisagísticos se regista uma grande proximidade com Jerusalém, sendo exemplo disso a predominância de adernos, uns pequenos arbustos da família das oliveiras.

Neste "palco" terá lugar, no dia 26, uma Via Sacra de cariz religioso, desenvolvida pela comunidade local e que inclui uma missa campal nos jardins do Palace Hotel.

Uns dias depois, em 01 de abril, será realizada uma Via Sacra encenada.

"A Atrapalharte vai associar-se a grupos locais de teatro e desenvolver esta iniciativa que irá decorrer ao longo do percurso da Via Sacra. É a primeira vez que desenvolvemos uma iniciativa destas, nestes moldes", concluiu o presidente da Fundação Mata do Bussaco.

A Mata do Bussaco, localizada na freguesia do Luso, concelho da Mealhada (distrito de Aveiro), foi classificada como monumento nacional em dezembro de 2017 e é candidata a Património Mundial da UNESCO.

Em janeiro, a candidatura da Mata Nacional do Bussaco a Património Mundial da UNESCO foi atualizada, passando a "apostar mais na passagem dos carmelitas enquanto elemento diferenciador".

Segundo a página oficial da Fundação, a Mata Nacional do Bussaco ocupa atualmente cerca 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis.

"É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em quatro unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Floresta Relíquia e Pinhal do Marquês".

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.