Praias do Norte de Portugal são utilizadas para descarga de droga

Praias do Norte de Portugal são utilizadas para descarga de droga
| País
Porto Canal

Redes criminosas galegas dominam o tráfico de cocaína em Portugal. Grande parte da droga transportada por estas é destinada à Galiza e utiliza as praias do Norte de Portugal para a descarrega da mercadoria. Outras organizações criminosas estrangeiras encontram-se no país.

Especialistas da ONU afirmam que a cocaína entre na Europa por duas vias. Segundo o artigo publicado na passada quinta-feira pelo Jornal de Notícias (JN), a principal utiliza o Mar do Norte para alcançar países como a Bélgica, Países Baixos e Alemanha, enquanto outra tem como destino a Península Ibérica. De acordo com o mesmo jornal, a esta última é uma das maiores portas de entrada de cocaína transportada pelos mercados da Europa Ocidental e Central.

O “Relatório Global sobre Cocaína 2023” garante que grupos em Espanha, incluindo a Galiza, gerem uma parte do tráfico em Portugal. Estes utilizam as praias do Norte do país para descarregar a mercadoria e, posteriormente, transportá-la até ao outro lado da fronteira. Outro dos métodos utilizados pelos traficantes espanhóis passa por ir buscar a droga diretamente ao “navio-mãe”, localizados, normalmente, perto dos Açores ou Cabo Verde, e levada para terra em “pequenos barcos, veleiros ou pesqueiros”.

De acordo com o JN, em entrevista com a ONU, um procurador da República Portuguesa confirmou que é comum a escolha de intermediários portugueses pelos grupos de tráfico espanhol e que, maioritariamente, estes são “empresários com negócios de importação, que aceitam receber a cocaína em Portugal, oculta em produtos legais”.

O documento da ONU identificou, ainda, a presença de elementos de organizações criminosas estrangeiras no país, incluindo da italiana ‘Ndrangheta, da brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) e o grupo de motards Hell Angel’s e Los Bandidos.

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.