Boris Johnson confirmado candidato à reeleição a deputado

Boris Johnson confirmado candidato à reeleição a deputado
Reuters
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Partido Conservador confirmou esta sexta-feira a recandidatura do antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson a deputado nas próximas eleições legislativas pelo mesmo círculo eleitoral, apesar de especulações na imprensa de que poderia mudar para um bastião mais seguro.

A secção dos conservadores de Uxbridge e South Ruislip, no oeste de Londres, confirmou a seleção de Johnson como candidato, destacando numa declaração as "fortes ligações e envolvimento" do antigo inquilino de Downing Street com a zona.

Johnson ganhou por uma margem confortável superior a 7.000 votos na eleição anterior, mas o Partido Trabalhista já anunciou que vai tentar conquistar o lugar, indicando um vereador em Londres, Danny Beales, como candidato.

Uma sondagem publicada pela revista New Statesman dá ao Partido Trabalhista 50,5 por cento dos votos naquela circunscrição, contra 35,4% dos conservadores o que, a confirmar-se nas urnas de voto, resultaria na derrota de Johnson.

O antigo líder conservador renunciou ao cargo de primeiro-ministro em setembro de 2022 mas continua a ser um político popular no Reino Unido, mas para tentar um possível regresso ao poder precisa de permanecer na Câmara dos Comuns.

A data das próximas eleições ainda não foi anunciada, mas a maioria dos analistas está convencida de que terão lugar em 2024, uma vez que o mandato atual termina em janeiro de 2025.

A mesma sondagem publicada esta sexta-feira pela New Statesman aponta que o Partido Trabalhista é claramente favorito para vencer com uma maioria absoluta graças a 47,8% das intenções de voto, enquanto o Partido Conservador se fica pelos 26,3%.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.