Boris Johnson confirmado candidato à reeleição a deputado

Boris Johnson confirmado candidato à reeleição a deputado
Reuters
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Partido Conservador confirmou esta sexta-feira a recandidatura do antigo primeiro-ministro britânico Boris Johnson a deputado nas próximas eleições legislativas pelo mesmo círculo eleitoral, apesar de especulações na imprensa de que poderia mudar para um bastião mais seguro.

A secção dos conservadores de Uxbridge e South Ruislip, no oeste de Londres, confirmou a seleção de Johnson como candidato, destacando numa declaração as "fortes ligações e envolvimento" do antigo inquilino de Downing Street com a zona.

Johnson ganhou por uma margem confortável superior a 7.000 votos na eleição anterior, mas o Partido Trabalhista já anunciou que vai tentar conquistar o lugar, indicando um vereador em Londres, Danny Beales, como candidato.

Uma sondagem publicada pela revista New Statesman dá ao Partido Trabalhista 50,5 por cento dos votos naquela circunscrição, contra 35,4% dos conservadores o que, a confirmar-se nas urnas de voto, resultaria na derrota de Johnson.

O antigo líder conservador renunciou ao cargo de primeiro-ministro em setembro de 2022 mas continua a ser um político popular no Reino Unido, mas para tentar um possível regresso ao poder precisa de permanecer na Câmara dos Comuns.

A data das próximas eleições ainda não foi anunciada, mas a maioria dos analistas está convencida de que terão lugar em 2024, uma vez que o mandato atual termina em janeiro de 2025.

A mesma sondagem publicada esta sexta-feira pela New Statesman aponta que o Partido Trabalhista é claramente favorito para vencer com uma maioria absoluta graças a 47,8% das intenções de voto, enquanto o Partido Conservador se fica pelos 26,3%.

+ notícias: Mundo

Papa Francisco deverá ter alta no sábado e vai “presidir à Semana Santa”

O Papa Francisco “sairá amanhã”, sábado, do hospital “para poder presidir a todos os ritos da Semana Santa”, garantiu o cardeal Giovanni Battista Re à agência italiana Adnkronos.

Donald Trump será presente a tribunal na terça-feira

O ex-presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, deve entregar-se num tribunal de Manhattan, em Nova Iorque, na próxima terça-feira (4 de abril) pelas 14 horas locais, revela uma das advogadas de Trump, avança o Washington Post, citado pela RTP.

Jornalista americano acusado de espionagem pela Rússia fica preso até maio

Um jornalista americano do “The Wall Street Journal” foi acusado de espionagem pela Rússia e vai ficar em prisão preventiva até 29 de maio.