Dois lobos-ibéricos encontrados mortos no Norte de Portugal

Dois lobos-ibéricos encontrados mortos no Norte de Portugal
| Norte
Porto Canal / Agências

Dois lobos-ibéricos, animal protegido, foram encontrados esta quinta-feira mortos nos concelhos de Montalegre e dos Arcos de Valdevez, estando o Ministério Público a investigar, disse à agência Lusa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Em resposta escrita, o ICNF “confirma que foi informado esta quinta-feira da existência de dois cadáveres de lobo-ibérico na região Norte, um na zona de Montalegre [distrito de Vila Real] e outro na zona dos Arcos de Valdevez [distrito de Viana do Castelo]”.

“As circunstâncias em que ocorreram as mortes dos dois animais ainda vão ser apuradas. Não aparentando, contudo, haver qualquer relação entre elas”, refere o ICNF.

Fonte da GNR de Vila Real adiantou à Lusa que militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Chaves “recolheram uma carcaça” de lobo-ibérico, pelas 13h00 desta quinta-feira, na freguesia de Negrões, concelho de Montalegre, acrescentando que o animal foi transportado para o Instituto Nacional de Veterinária, em Vila do Conde.

Fonte policial revelou à Lusa que “apareceu morto com um tiro” o lobo-ibérico encontrado no concelho de Montalegre.

“Ao ter tido conhecimento dos dois cadáveres, o ICNF ativou de imediato o protocolo estabelecido no âmbito do Sistema de Monitorização de Lobos Mortos, que envolve este instituto, a GNR, o Ministério Público e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV)”, explica o ICNF.

Este organismo acrescenta que, no âmbito das suas competências, as equipas do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA/GNR) e os Vigilantes da Natureza (ICNF) presentes no terreno “desencadearam uma série de procedimentos de investigação, bem como a recolha dos cadáveres, que foram entregues ao INIAV para necropsia”.

“Procedeu-se também à elaboração do expediente das ocorrências a entregar no Ministério Público, nas Comarcas de Montalegre e dos Arcos de Valdevez”, refere o ICNF.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) lembra que em Portugal, “o lobo-ibérico (Canis lupus signatus) é, desde 1989, uma espécie estritamente protegida, quer por via de legislação europeia (Convenção de Berna e Diretiva Habitats), quer por via de legislação nacional (Lei nº90/88, de 27 de abril e Decreto-Lei nº54/2016, de 25 de agosto)”.

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.