Suprimidos quase 200 comboios até às 20 horas. Estavam programados perto de 1200

Suprimidos quase 200 comboios até às 20 horas. Estavam programados perto de 1200
| País
Porto Canal / Agências

A greve dos maquinistas da CP levou à supressão de 198 comboios em 1.192 estimados, entre as 00h00 e as 20h00 desta quinta-feira, segundo dados divulgados pela transportadora.

Foram efetuados, no mesmo período, 994 comboios, adiantou.

No longo curso, não se realizaram 11 comboios em 71 previstos e no regional, de 282 estimados, foram suprimidos 78.

Nos urbanos do Porto de 237 comboios foram suprimidos 24. Já em Lisboa não se efetuaram 80 comboios em 571 estimados.

Nos urbanos de Coimbra, de 31 estimados, não se realizaram cinco comboios.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) contra a última proposta de aumentos salariais de 51 euros, que representa uma progressão média na carreira de 3,89%, que a estrutura sindical considera "claramente inaceitáveis".

Os trabalhadores iniciaram a greve à prestação de todo e qualquer trabalho das categorias representadas pelo SMAQ, desde as últimas horas de quinta-feira e até às primeiras horas de sábado.

Desde as 00h00 de sábado e até às 23h59 da próxima sexta-feira (dia 17), os trabalhadores cumprem uma "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diários que tenham a duração prevista superior a sete horas e 30 minutos, para as categorias Maquinista ou Maquinista Técnico".

Segundo o sindicato, desde as 00h00 de sábado e até às 23h59 de sexta-feira, fazem "greve à prestação de trabalho a todos os períodos normais de trabalho diário que impliquem entradas e/ou saídas na sede entre as 00h00 e as 6h00, para as de Maquinista ou Maquinista Técnico", e, entre as 00h00 de terça-feira e as 23h59 de sexta-feira, "greve a todos os períodos normais de trabalho que tenham a duração prevista superior a seis horas, para as categorias Inspetor de Tração ou Inspetor Chefe de Tração".

Em fevereiro, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram à supressão de centenas de comboios por dia.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".