Lagarde quer redução dos apoios governamentais a famílias e empresas

Lagarde quer redução dos apoios governamentais a famílias e empresas
Reuters
| Economia
Porto Canal/Agências

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apelou esta quinta-feira aos governos da zona euro para começarem "rapidamente" a reduzir os apoios orçamentais às famílias e às empresas, para travar a inflação.

"É importante começar rapidamente a reduzir essas medidas de forma concertada", quando "os preços da energia baixam", para evitar "aumentar as pressões inflacionistas a médio prazo", declarou Lagarde, em conferência de imprensa, após a reunião de política monetária do BCE.

Lagarde disse também que o BCE "está pronto a agir, se for necessário" para "preservar a estabilidade financeira".

O BCE decidiu esta quinta-feira subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, apesar da agitação que se vive no setor bancário.

A instituição justificou a decisão com a sua determinação em assegurar "um retorno atempado da inflação ao objetivo de 2% a médio prazo".

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego cai para 6,8% em fevereiro

A taxa de desemprego relativa ao mês de fevereiro situou-se em 6,8%, um valor inferior em relação à taxa de janeiro de 2023 (0,2 pp), segundo a estimativa mensal divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Prazo para reclamar despesas do IRS está a terminar

O prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre os valores calculados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativamente aos gastos gerais e familiares termina esta sexta-feira, dia 31 de março.

Cooperativa Leiteira da Póvoa de Varzim diz que IVA zero não se vai refletir no preço de produção

A isenção do IVA no leite não vai refletir-se no preço de produção. Os agricultores dizem que o aumento dos preços ficou maioritariamente a cargo da distribuição.