Porto, Gaia e Matosinhos já arrecadaram mais de 100 milhões de euros com o projeto Greater Porto

Porto, Gaia e Matosinhos já arrecadaram mais de 100 milhões de euros com o projeto Greater Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

Os municípios do Porto, Gaia e Matosinhos já captaram mais de 100 milhões de euros em investimento no âmbito do projeto Greater Porto, que assume como setores prioritários a indústria e a habitação.

Os três municípios da região Norte estão, juntamente com 21 empresas nacionais, no evento imobiliário internacional MIPIM, que decorre em Cannes (França), e que, nesta edição, reúne mais de 23 mil participantes.

No âmbito do projeto Greater Porto, os municípios de Gaia, Porto e Matosinhos já captaram “mais de 100 milhões de euros”, através da presença, em outubro de 2022, na Expo Real em Munique (Alemanha), revelou, em declarações aos jornalistas, o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Também o presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Gaiurb, António Castro, salientou que as empresas nacionais “confiaram na audácia” dos três municípios neste projeto, cujas principais apostas passam pelo setor da indústria e da habitação.

Fazendo um retrato do município de Gaia, António Castro destacou que há cada vez mais empresas a investirem no concelho, onde cerca de dois mil milhões de euros estão, neste momento, a ser investidos em projetos como o Centro de Congressos, o Museu Ambiente, mas também projetos de habitação.

Segundo António Castro, estima-se que o impacto destas empresas na economia do concelho tenha rondado os 13 mil milhões de euros em 2022.

Também em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou estar “satisfeito” com a participação no MIPIM, destacando a importância de explicar aos investidores que os três municípios são “territórios contíguos”.

“Eles [investidores] não percebem muitas vezes a diferença e, portanto, mais vale explicar aquilo que nos une do que explicar aquilo que nos separa que foi o que foi feito durante tantos anos”, referiu o autarca, destacando que, entre os investidores tradicionais em Portugal, “há algum receio relativamente ao pacote legislativo [para a habitação]”, uma vez que “ainda não conhecem bem os seus contornos”.

“Estivemos a tentar tranquilizá-los, explicar que modelos nos interessam, como [modelos de habitação para] a renda acessível em que temos todas as garantias que vão continuar”, acrescentou.

Já a vereadora com o pelouro da Promoção e Apoio a Atividades nas Áreas do Desenvolvimento Económico da Câmara de Matosinhos, Marta Pontes, afirmou que “mais do que números” a presença em eventos com esta dimensão alavanca “posicionamento” para os territórios.

Sem adiantarem quais as perspetivas de captação de investimento do Greater Porto, que nasce da Frente Atlântica e decorre até 2025 - data em que termina o acordo celebrado entre os municípios - os três responsáveis salientaram que esta “não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona”.

De acordo com os responsáveis, a procura de investimento tem sido superior nos mercados americano, asiático, espanhol e do norte da Europa.

Com a presença da Expo Real e do MIPIM “definida”, o Greater Porto passará agora por marcar presença em feiras setoriais.

Segundo o representante do MIPIM em Portugal, Rui Coelho, nesta edição do evento participaram mais de 1.000 entidades da Península Ibérica, sendo que destas, mais de 350 são portuguesas.

 

+ notícias: Porto

Câmara do Porto despeja quatro famílias de habitações sociais usadas para tráfico de droga

A Câmara do Porto despejou esta quinta-feira quatro famílias de casas da rede de habitação social, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que eram usadas para tráfico de droga, revelou fonte da autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.