Feitos os cálculos, Braga discorda da indemnização que tem de pagar a antiga concessionária

Feitos os cálculos, Braga discorda da indemnização que tem de pagar a antiga concessionária
| Norte
Porto Canal

A ESSE, ex-concessionária do estacionamento pago à superfície, exige 2,5 milhões de euros à autarquia de Braga pelos prejuízos resultantes da decisão de anular a extensão dos parquímetros a mais 27 ruas, tomada pelo edil Ricardo Rio. Por outro lado, a autarquia aponta o prejuízo para menos um milhão.

Em 2013, o ex-presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado, aprovou o aumento de 1172 parquímetros para 2333 e em outubro desse mesmo ano, Ricardo Rio reverteu a decisão. Perante o retrocesso, a ESSE interpôs uma ação em tribunal, que anulou a decisão de Ricardo Rio, em 2017.

A empresa apontou o prejuízo do congelamento da instalação das máquinas entre 2013 e 2017 para 2,5 milhões, no entanto, o Município calcula a verba em menos um milhão, avança fonte municipal ao JN.

No caso de não haver acordo, o juiz vai ter de nomear uma comissão de três peritos, um pelo tribunal e outros dois por cada uma das partes, que terá de acordar o montante a pagar.

O Tribunal Administrativo recorda que ainda falta julgar uma ação. Em 2018, a ESSE recebeu 177 mil euros pelo resgate da concessão, valor que contestou. A empresa garante que os prejuízos neste caso podem chegar aos 71 milhões.

Pelas duas ações, a ESSE pediu no total 137 milhões de euros. A ex-concessionária explica que a indemnização que pede pelo resgate corresponde à receita dos 4455 parquímetros que surgiram na quarta fase de alargamento do contrato inicial.

A empresa alega que lucraria 2,33 milhões de euros anuais, em 30 anos, para um investimento inicial de 500 mil e faturaria 177 milhões, metade dos quais revertiam para a Câmara.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.